Forum Pplware

Versão Completa: Já é possível avaliar o impacto da Web em cada país e Portugal é 17.º
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Saber em que países a Web tem mais impacto, é mais útil e tem mais utilizadores é o que o ranking lançado hoje pela Fundação World Wide Web permite saber, pela primeira vez. Portugal ocupa a 17ª posição, entre 61 países.

Entre os 61 países do Web Índex, é a Suécia que ocupa o 1.º lugar, seguida dos Estados Unidos e do Reino Unido. Portugal ocupa a 17.ª posição, atrás da Alemanha e de França, mas à frente de Espanha, do Japão ou do Brasil. No fim da lista estão o Burkina Faso, o Zimbabwe e o Iémen.

"O Web Index foi criado para medir o estado da Web no mundo. Cada país poderá não só saber em que posição está no ranking, comparado com outros, mas também saber o que é que a Fundação World Wide Web acha que tem de melhorar", explicou o criador da Web, Tim Berners-Lee, no evento de apresentação do índice, em Londres, que contou também com a presença de Wael Ghonim, activista e executivo da Google.

O índice foi criado com base em três critérios principais. Primeiro, o nível de utilização da Web, medindo o número de utilizadores por país e os conteúdos disponíveis. Segundo, a qualidade das infra-estruturas de comunicações e as políticas que regulam o acesso à Internet. Por último, o impacto da Web, com base em indicadores sociais, económicos e políticos (medindo, por exemplo, o uso das redes sociais). Ao cruzar os diferentes dados de cada país foi possível definir a sua posição no ranking.

Os dados de Portugal apontam para 51.28 utilizadores em cada 100 pessoas. Analisando individualmente cada critério no ranking mundial, a posição muda. Quando são avaliados os conteúdos disponíveis, Portugal sobe para o 9º lugar. Já o impacto que a Web tem – social, económico e político – leva o país para a 19ª posição. A nível regional, entre 15 países europeus, Portugal ocupa o 10º lugar.

De acordo com o estudo, apesar do crescimento explosivo da Web desde a sua criação, em 1989, com mais de 3,4 mil milhões de utilizadores, mais de 60 por cento da população mundial não têm acesso à Internet. Apenas uma em cada três pessoas, a nível global, é utilizadora da Web, um número que desce para uma em cada seis nos países africanos.

Segundo a Fundação World Wide Web, este índice passará a ser anual. Será assim possível acompanhar, nos próximos tempos o desenvolvimento da Web em cada país.

Fonte:http://www.publico.pt/Tecnologia/ja-e-po...17-1561847
URL's de Referência