Forum Pplware

Versão Completa: Jogo do Euromilhões em C
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boa tarde, estou a frequentar um curso em que tenho um módulo de programação em C, e o meu professor mandou cada um de nós fazer um trabalho em C e a mim calhou-me o jogo do euromilhões, mas ainda estou um bocado "verde" nisto, consigo fazer alguns programas básicos mas o euromilhoes estou a ter um pouco de dificuldades.

A minha ideia era no ecrã aparecer: "Introduza 5 números por favor de 1 a 50:"

E depois de eu introduzir os 5 números apareceria: "Agora introduza 2 estrelas por favor de 1 a 9:"

E a seguir seria o sorteio aparecendo os 5 números e 2 estrelas sorteadas.

A única coisa que consegui fazer até agora foi isto:

#include <stdio.h>




void main()




{
int vetor[5], i, num, est, cont=0;

printf("\n%s","EURMILHÕES");
printf("\n");



for(i=0; i<4; i++)


{
printf("%s%d%s", "Introduza numero " , i+1, ":" );
scanf("%d", &vetor[i]);
}

printf("%s","Introduza numero 5:");
scanf("\n%d", &vetor[4]);

}


Agora queria meter para as estrelas mas dá-me erro. É que o problema é que no meu curso o modulo de programação é so de 50 horas e ja estamos no final, mas foi dado tudo muito a pressa, por causa da matéria ter que ser toda dada a tempo, só que ficou tudo mal explicado. Também queria saber como faço para gerar a chave aleatória, e para fazer com que quando fosse gerada a chave não houvessem números repetidos, mas nem nos chegaram a explicar isso...e agora estou "bloqueado"...

Alguém me pode dar uma ajuda sff?

Obrigado.
Boas,
Para criares numeros aleatórios tens de utilizar a função random.
Consulta o seguinte site onde encontras um bom exemplo para o que pretendes:
http://www.phanderson.com/C/random.html

Cumprimentos,
Kinato
URL's de Referência