Forum Pplware

Versão Completa: Avaliação para o IMI chega a aumentar 1000%
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
O processo de avaliação do valor patrimonial dos prédios urbanos para efeitos de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) está envolto em forte polémica. Em causa estão os acréscimos brutais dos valores patrimoniais, que com frequência chegam aos 1000% em prédios da década de 60, ou mesmo mais recentes, como reconheceu ao PÚBLICO o presidente APAE - Associação Portuguesa dos Avaliadores de Engenharia, Aníbal Lopes.

A substituição da Contribuição Autárquica pelo IMI, em 2003, visava criar maior transparência no imposto, mas acabou por transformar-se numa verdadeira "mina" para o Estado. De 600 milhões de receita em 2003, o IMI rendeu 1,1 mil milhões de euros em 2011 e vai render 2,2 mil milhões de euros em 2012 (a cobrar em 2013). Os números são da APAE e também do estudo que a APEMIP, associação das empresas mediadoras imobiliárias, vai divulgar na próxima quarta-feira, que tem ainda comparações com a tributação de imóveis na Europa.

O fim da cláusula de salvaguarda, que, na prática, limitava os aumentos a 75 euros (no caso de o aumento determinado ser superior), no IMI a pagar em 2013 e 2014, leva a que o impacto total do aumento seja sentido no próximo ano. A Associação Lisbonense de Proprietários diz que o fim da cláusula de salvaguarda se aplica ao imposto a pagar em 2012, pelo que a medida do Governo pretende ser retroactiva, o que é constitucionalmente proibido.

Fonte:http://economia.publico.pt/noticia/avali...0--1565969
O escândalo aqui é como antes podia haver casas com 5 quartos e 2 salas no centro de Lisboa avaliadas em 230.000 euros, tudo legal.
Kushinadaime,
O escândalo no ramo imobiliário já não vem de hoje, vem desde a alguns anos atrás.

Casas que apenas por serem mais antigas pagam bagatelas de impostos bem como contratos de arrendamento com dezenas de anos em que o que recebem das rendas mal dá para pagar impostos quanto mais para fazer obras e fazer manutenção ao imóvel.

Infelizmente ainda existem pessoas que não tem dois dedos de testa e que apoiam estas situações de injustiça social pura e dura.
É o pais em que vivemos...
Creio que o problema principal nem seja só a lei permitir isso, seja principalmente haver pessoas a reclamar agora depois de terem andado durante anos a "mamar" quando tem perfeita consciência de que o valor que sempre pagaram não era justo...

É muito mau a lei permitir que isto aconteça, mas pior ainda é haver quem reclame agora...demonstra muito acerca de algumas mentalidade no nosso país.
Em parte até concordo contigo, mas também acho que cada caso é um caso.
Não creio que cada caso seja um caso, pelo menos nesta situação...

Sinceramente acho muito bem que os impostos sejam actualizados para todos e não apenas para alguns, afinal de contas quando o sol nasce é para todos e não só para alguns.

O exemplo que dei das rendas penso que seja o mais flagrante, é impensável que alguém que paga 10€ de renda mensal vá exigir ao senhorio obras de manutenção e queixar-se que vive numa casa sem condições e com as paredes a cair...bem como é impensável que um casarão no centro de Lisboa pague menos IMI que um apartamento T1 numa qualquer cidade do país.
É a isso mesmo que me refiro. Enfim, a ver vamos o que ai vem.
URL's de Referência