Forum Pplware

Versão Completa: Duas redes, dois routers/gateways e uma impressora de rede
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Venho a este forum tentar obter ajuda para a resolução de um problema com que me deparei no escritório onde trabalho, em virtude da zona ainda não dispor de fibra óptica e a central telefónica mais próxima distar alguns km de distância, facto que implicava a degradação do sinal via ADSL de tal modo que de uma velocidade teórica de 24 Mbps na prática só dispunhamos de 1 Mbps partilhado por 8 utilizadores. Resumindo: apenas a tecnologia em banda larga móvel 3G nos poderia valer.

Inicialmente, e por sugestão do nosso gestor de conta, adquirimos uma sharing dock para partilhar uma pen usb de banda larga pelos tais 8 utilizadores. Dado que por omissão não nos foi informado que este equipamento possuia uma capacidade limitada para gerir vários utilizadores em simultâneo tivemos de adquirir um router TP-LINK TL-WR841N com duas antenas para wireless e norma n, o que resolveu o nosso problema de acesso simultâneo à internet.

Acontece que posteriormente viemos a constatar outra limitação, desta vez relacionada com o tarifário 3G contratado. Tendo subscrito um plano de tráfego ilimitado não nos foi informado que esse carácter "ilimitado" tinha um senão: ao fim de 15 GB de tráfego o sinal não é cortado mas a velocidade baixa dos habituais 4/5 Mbps para 128 Kbps, o que na prática torna inviável o acesso à internet, que já de si é algo limitado tendo em conta que a pen usb adquirida tem uma velocidade máxima de 14 Mbps e na prática fica-se pelos tais 4/5 Mbps.

Todos os meses ultrapassamos os 15 GB de tráfego pelo que nos últimos dias de cada período de facturação ficamos sempre sem internet no cartão que partilhamos na pen usb + sharing dock, dado que 128 kbps não é nada a não ser um insulto à nossa inteligência. Expusemos a situação ao ISP e pedimos que nos fossem atribuídos mais 5 GB de tráfego face ao standard mas nada feito. Mudar de ISP também não adianta porque ao que soube esta limitação do «uso responsável da internet em banda larga móvel» é uma imposição da ANACOM e é transversal a todos os operadores de telecomunicações.

Uma vez mais o nosso gestor de conta propôs-nos uma solução a custo zero (no que diz respeito ao hardware fornecido) que consistiu em adqurir um segundo cartão (entretanto já ambos os cartões passaram a ser 4G) inserido num modem/router também ele 4G modelo HUAWEI LTE CPE B593 de modo a separar o tráfego em dois grupos: o dos pcs (3 a trabalhar com Windows XP) e o dos portáteis (5 a trabalhar com Windows 7 Profissional). Alguns poderão estar a pensar: «porquê a adição de um novo modem/router 4G se bastava simplesmente a aquisição de um segundo cartão SIM para inserir na pen usb da sharing dock, logo que fosse atingido o limite dos 15 GB de tráfego, de modo a contornar o problema da descida drásctica da velocidade de ligação?». Porque infelizmente, como já referi, a qualidade do sinal móvel nesta zona também não é famoso e como tal a adição de um novo modem/router (ainda para mais a custo zero) tem a vantagem adicional de não só separar os grupos de utilizadores e impedir que cada um chegue ao limite dos 15 GB como ainda a velocidade da ligação em 3G, dado que limitada aos tais 4/5 Mbps, também se dispersa por menos utilizadores (3 de um lado e 5 do outro, em vez de 8 num só cartão SIM). Até aqui tudo mais ou menos. Vem agora o problema que estou a tentar resolver.

Antes da entrada em cena deste novo modem/router 4G possuíamos uma impressora jacto de tinta wireless e um multifunções laser em rede sem wireless (ligado por cabo LAN ao router TP-LINK na porta LAN1) partilhados por todos os utilizadores. Contudo, ao passarmos a ter na prática 2 redes distintas com 2 gateways distintos para acesso à internet, os utilizadores dos portáteis ligados ao novo modem/router 4G deixaram de poder aceder ao multifunções ligado em rede ao router TP-LINK pois não há comunicação entre estes dois routers.

Para contornar esta situação tentei implementar o método de ligação de ambos os routers em cascata, o que funcionou: os utilizadores dos portáteis ligados ao modem/router 4G passaram de novo a poder aceder ao multifunções por via da ligação entre ambos os routers; mas aparentemente este método de cascading implica que um dos routers seja eleito como principal e o outro como secundário, o que por sua vez implica o direccionamento do tráfego de acesso à internet de novo por um só cartão SIM (o do router principal), o que nos coloca na mesma situação que o novo modem/router 4G vinha resover.

Existe alguma maneira de, com o equipamento que actualmente dispomos, alcançar o 2 em 1, isto é: partilhar o multifunções entre os 2 routers/redes e manter cada um dos grupos distintos no que toca a aceder à internet, cada um pelo seu router/cartão SIM?
Assim derrepente e tendo lido o teu texto extremamente longo de lanço, a tua solução seria...

Dydns devido a teres um IP dinamico
Redirecionar as portas do router para a impressora no protocolo em questão
Ao instalar utilizar o endereço Dydns nas máquinas que estiverem na outra rede.

Em documentos mais pesados a ligação irá ser muito mais lenta, mas funcionará.
Viva,

A solucao aqui passará por criar um ponto intermédio para ligar a impressora a ambas as redes (até aqui estamos todos de acordo).

O RaCcOn deu-te uma solucao virtual, que passa por ser um outro equipamento, na nuvem, que irá fazer esta passagem.

Eu irei dar-te 2 alternativas fisicas.

1 - Print Server

A solucao aqui passa por ligares um pc aos dois routers, atraves de 2 placas de rede, e por sua vez ligares a impressora via usb (ou outra placa de rede adicional) ao pc. O ultimo passo seria partilhares a impressora.

2 - Adaptadores

A solucao aqui é semelhante ao ponto anterior mas em vez do pc tens a impressora como ponto intermédio. Precisas de 2 adaptadores: USB Auto Switch e usb to RJ45

Nao te posso garantir que esta ultima opcao funcione porque existem alguns pontos a ter em consideracao. Basicamente, o que precisas é de ligar a impressora ao switch usb. Depois ligas cada saída ao conversor USB/RJ45 e daí ligas individualmente aos routers.


Vantagens/Desvantagens:
Na solucao do RaCcOn tens opcoes gratuitas mas podem pecar pela sua (falta de) rapidez.
Por outro lado, nas minhas solucoes, tens rapidez mas o investimento pode deixar a desejar.

Fica agora ao teu critério a escolha da solucao. Assim que a tiveres avisa que o pessoal aqui, no minimo, da sempre o apoio moral SmileSmile

EDIT: Texto editado porque falhou um ponto pelo meio Tongue
Obrigado pelas dicas mas resolvi o problema de uma forma mais fácil. Após definir via router cascading qual o principal e o secundário, desliguei o DHCP de um deles (aquele onde se ligam os pc desktop) e atribuí os IPs manualmente, definindo o gateway destes para o gateway do router secundário, de modo que o grupo dos portáteis acede à internet por um router/cartão sim (gateway 192.168.1.1) e o grupo dos pc desktop acede por outro router/cartão sim (gateway 192.168.1.2). Assim já não se coloca o problema que descrevi e todos os utilizadores, independentemente do router/cartão sim que utilizam para aceder à internet, têm aceso às impresoras de rede.
LOL..solucao sem duvida bem mais acessivel Smile

Um senao..Caso um dos routers deixe de funcionar (ou o saldo termine por ex), os equipamentos nao conseguiram aceder a internet.

Uma alternativa, na propriedades do TCP/IP podes definir um gateway secundário Wink

EDIT: Ou isso ou tambem podes configurar uma nova rota secundária.
(24-10-2012 14:22)brunoantunes Escreveu: [ -> ]Uma alternativa, na propriedades do TCP/IP podes definir um gateway secundário Wink

Sim, foi isso mesmo que eu fiz. No campo dos gateways secundários inverti a ordem, isto é, no 192.168.1.1 coloquei o 192.168.1.2 como secundário e vice-versa, para que no caso do saldo de um dos cartões sim se acabar, o grupo de utilizadores que habitualmente liga por esse passe a aceder pelo outro. Smile

(24-10-2012 14:22)brunoantunes Escreveu: [ -> ]EDIT: Ou isso ou tambem podes configurar uma nova rota secundária.

Como assim, rota secundária? Unsure
Viva,

Na linha de comandos (de uma máquina windows) escreve 'route print'.

Basicamente é um "mapa" que é criado para o pc saber para onde enviar os pacotes Smile

Routing Table
Aqui na empresa também usamos um acesso 3G e realmente de vez em quando fica muito lento, se calhar embatemos nesse limite dos 15 GB e nem nos apercebemos.

Agora, não percebi como fizeste para obter esse 2º router "a preço zero", já que numa breve pesquisa pela internet o preço dele ronda os 250€. Qual é o teu operador?
(25-10-2012 15:40)joazito Escreveu: [ -> ]Agora, não percebi como fizeste para obter esse 2º router "a preço zero", já que numa breve pesquisa pela internet o preço dele ronda os 250€. Qual é o teu operador?

O nosso operador é a Vodafone. O novo router 4G ficou a custo zero mediante um período de fidelização de 24 meses.
URL's de Referência