Forum Pplware

Versão Completa: Bing é o mais vulnerável a resultados de persquisa viciados
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
O Bing é o motor de busca mais vulnerável a sites com conteúdos maliciosos ou que viciam as informações para surgir nos primeiros lugares das pesquisas.

As conclusões resultam de um estudo da empresa de segurança SophosLabs, que analisou os resultados de vários motores de busca, usando um método de bloqueio às tentativas de redirecionamento dos utilizadores para sites indevidos.

Este redirecionamento é normalmente conseguido à custa de ataques e "truques" que viciam os resultados das pesquisas, colocando sites com malware ou que sugerem negócios obscuros nos primeiros lugares dos resultados devolvidos.

Segundo a SophosLabs, dois terços dos resultados "envenenados" detetados no estudo foram provenientes do Bing, com 30% a surgirem através do Google e os outros 5% apresentados em motores de busca alternativos.

De todos os redirecionamentos para endereços suspeitos detetados pela Sophos, 92% ocorreram em pesquisas de imagens - para já, a componente mais sensível deste tipo de ataques de segurança, justificada pela empresa com a dificuldade que os utilizadores possuem em distinguir as imagens provenientes de fontes seguras e as que escondem propósitos menos honestos.

"Os envevenamentos dos motores de busca podem ser muito perigosos para os utilizadores da Internet, uma vez que eles confiam no motor de busca que estão a usar para filtrar links maliciosos" referiu ao The Register o especialista em vírus da Sophos, Fraser Howard.

Uma vez que a filtragem efetuada pelos próprios motores de busca tem mostrado falhas, os responsáveis da empresa referem que a solução para limitar estes perigos passa pela utilização de software de segurança atualizado (que faça filtragem por deteção ou reputação), bem como pela atenção que o utilizador deverá ter aos endereços antes de clicar, sobretudo quando procura imagens.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/internet/bin...75430.html
URL's de Referência