Forum Pplware

Versão Completa: Duvida em C
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas malta.

Sou iniciante em linguagem de programação especialment em c, por tal motivo não conheco mt este universo levando a muitas duvidas.
A duvida que me tras aqui é a seguinte:

é possivel associar num só valor dois valores dados pelo utilzador?

ex:

pedir ao utilizador para introduzir um numero
depois armazenar na varial x
outra vez
pedir ao utilizador para introduzir mais um numero
depois armazenar na varial y

agora tendo estes dois numeros em duas variaveis associar numa só

utilzador digitou: 1
utilizador digitou: 2
r=xy -> ou seja sempre que eu chama-se a variavel r ela viesse com o valor 12.

é possivel? se sim uma pequena explicação seria bem vinda : )
Queres que a variável "x" seja o valor das dezenas e "y" seja o valor das unidades, é isso?
Qual é mesmo o teu objectivo?
ola.
Queres que a variável "x" seja o valor das dezenas e "y" seja o valor das unidades, é isso? - sim posso dizer que sim.

Qual é mesmo o teu objectivo? - Tenho que criar um conversor de código de cores para as resistencias isto é indicar o valor da resistencia. os dois primeiros numeros indicados serao o valor da resistencia faltando por ultimo o multiplicador.

ex. tenho uma resistencia que tem 4 bandas. (4 cores)
Menu de cores:
1-Castanho
2-Vermelho
3-Laranja
4-Amarelo
...
agora eu peço ao utlizador conforme o menu para introduzir a opcao correspondete a cada cor:

printf("Cor da primeira banda");
scanf("%d", &x);
printf("Cor da segunda banda");
scanf("%d", &y);
r=(xy)*multiplicador ( mas para isto preciso que xy seja lido como um só numero)

3 banda Para o multiplicador
4 banda (irrelevante p o problema)

ñ sei se me expliquei bem, mas desde já agradeço pela ajuda prestada.
Olá Smile

Uma forma de fazer é multiplicares por 10 o primeiro número e depois somares o segundo número, exemplo

X= 1
Y= 2

R= x * 10 + y
R=12

Isto funciona para apenas 2 algarismos e de 1 a 9, caso contrário tens de efectuar divisões de forma a saberes por quanto tens de multiplicar, 10, 100, 1000, etc.
O problema é que para o caso do x = 0 não podes fazer desta forma.
de facto é uma boa ideia e o zero ñ seria problema porque á partida a 1º banda nunca poderia ser 0, o problema que fica é que só dá msm para dois algarismos

eu tenho que fazer isto para resistencias de 4, 5 e 6 bandas... sendo que as de 5 e 6 teria de associar não 2 mas 3 valores ficando um só.

de qualquer forma agradeço ajuda para as resistencias de 4.
para as 5 e 6 o metode tambem dá ...

ex 923

v=(9*100)+(2*10)+3=923

portanto acho que finalmente encontrei uma solucao para o meu problema. obrigado pela ajuda
URL's de Referência