Forum Pplware

Versão Completa: A Internet matou os dias da rádio?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
As emissões de rádio são cada vez mais feitas de Internet, computadores, telemóveis, streaming, ligações a redes sociais e... até de vídeos. Mas se a propalada convergência criou novas formas de ouvir rádio - incluindo a possibilidade de criarmos o nosso próprio canal temático - a verdade é que os antigos recetores de rádio estão outra vez na moda.

Não, não falamos mesmo de aparelhos antigos, mas de novos gadgets que recuperam o glamour dos sintonizadores do século passado, agora com novas características e funcionalidades, adaptadas ao universo digital.

São rádios portáteis com design retro ou estilizado, que juntam à tradicional receção de emissões FM (ou mesmo AM e Onda Curta!) a capacidade de receber sinal de leitores MP3, telemóveis, dispositivos Apple ou, em alguns casos, de reproduzir rádio a partir da Internet.

E quando se pensava que a Internet se preparava para acabar com os tradicionais dias da rádio, eis que uma legião de utilizadores criaram massa crítica para um regresso a este tipo de aparelhos. O TeK encontrou propostas de fabricantes tradicionais, com muitas décadas de mercado, mas também de empresas recentes que descobriram este novo filão.

Q2 Internet Radio

É um rádio para o século XXI, inspirado nos aparelhos que sempre usámos à cabeceira ou pela casa: o Q2 aposta num design e numa utilização inovadores, usando a Internet para permitir a receção de estações de rádio em modo streaming, como alternativa às tradicionais ondas hertzianas.

Mais do que permitir a recepção wireless de cerca de 20 mil estações de rádio na Web, é um receptor que usa sensores de movimento e acelerómetros para permitir uma interacção original, sem usar qualquer botão: roda-se o Q2 para mudar de estação; inclina-se a caixa para baixar ou aumentar o volume.

A memorização das estações é feita ligando o Q2 a um computador, via USB. O Q2 Internet Radio está disponível em cinco cores - azul, rosa, verde, preto e branco.

Philips Original Radio ORD7300

Para quem procura um gadget com look antigo mas com funcionalidades adaptadas aos novos tempos, a Philips propõe uma nova gama de sintonizadores de rádio inspirados no icónico modelo Philetta 254, lançado pela empresa em 1955.

O design mantém grande parte das soluções da altura - incluindo dois botões que se destacam no painel frontal -, mas agora o fabricante holandês colocou-lhes novas funcionalidades, mais adequadas aos hábitos de reprodução de música atuais.

O porta-estandarte da gama Original Radio é o ORD7300, uma versão que reúne um recetor FM convencional ao suporte a emissões digitais em DAB+ e a uma doca retrátil para iPhone e iPod.

Construído numa caixa em madeira com moldura e botões em alumínio, inclui ainda um pequeno visor digital, que mostra a data, a hora e o nome da faixa em reprodução.

Os novos rádios estão disponíveis com acabamentos em madeira escura ou clara, vermelho e creme.

Geneva Model XS
À primeira vista poderá parecer um normal rádio de cabeceira, mas no seu interior o Model XS, da helvética Geneva Sound Systems, guarda um leque de características que o tornam muna espécie de objeto de desejo, quer para os amantes do analógico, quer do digital.

O design é inspirado nos antigos relógios de viagem, neste caso numa caixa com 15cm, que abre e fecha como uma concha, incluindo no seu interior um recetor digital FM e um sistema de mini colunas 2.1.

Por incluir tecnologia Bluetooth, o Model XS pode ser ligado a smartphones, tablets, notebooks, leitores MP3 e dispositivos Apple compatíveis, facultando ainda uma ligação com fios para ser usado com leitores de áudio e telemóveis mais antigos.

Disponível com acabamento em preto, branco ou vermelho, o Model XS inclui ainda relógio com alarme, display LED e bateria recarregável com autonomia para cinco horas.

Tivoli Audio Model One BT

O Model One faz parte de uma geração de recetores FM domésticos da Tivoli Audio baseados num conceito lifestyle, que apela ao design e à sua utilização também como peça decorativa.

Uma das versões mais recentes dá pelo nome de Model One BT, juntando a receção convencional de emissões de rádio FM e AM a uma ligação Bluetooth 2.1+ EDR, a partir da qual consegue reproduzir uma parafernália de conteúdos áudio a partir de vários dispositivos. Ao leque a Tivoli Audio adicionou uma entrada de sinal com fios para usar com equipamentos mais antigos, uma saída para auscultadores e outra saída auxiliar para gravação.

O Model One BT está disponível com quatro acabamentos diferentes - caixa exterior em nogueira, preto, cerejeira ou branco e painel frontal em prata - a que se se junta uma versão totalmente em preto.

Roberts Revival Series

É outro regresso de um fabricante clássico de recetores de rádio, neste caso através de várias versões do modelo Revival Series, que recupera o aspeto dos modelos da Roberts lançados nos anos 50 do século passado.
Baseados numa caixa compacta com pega, os Revival Series têm um corpo em madeira com acabamentos em pele e metal, funcionando como uma espécie de rádios de luxo e de culto.

Além de dezenas de edições temáticas coloridas, o fabricante disponibiliza versões com suporte a diferentes tecnologias, que vão dos simples sintonizadores FM analógicos a modelos com DAB, suporte a ligações Wi-Fi e a streaming ou séries especiais vintage.

Todos os modelos Roberts Revival Series possuem bateria interna recarregável, cuja autonomia pode chegar às 120 horas.

Fonte:http://tek.sapo.pt/extras/montra/montra_...78003.html
URL's de Referência