Forum Pplware

Versão Completa: Nokia de fora do top 5 das marcas de smartphones
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A venda de smartphones continua a crescer, mas quota da Nokia continua a seguir o caminho inverso.

As mais recentes estimativas da IDC acabam de revelar o seguinte top 5 das vendas de smartphones no mundo: Samsung, Apple, RIM, ZTE e HTC. Na lista das marcas lideraram o segmento no terceiro trimestres de 2012, há uma ausência que se destaca: a Nokia perdeu um lugar entre os cinco fabricantes de terminais mais bem sucedidos em termos comerciais, depois de ter ostentado o título de crónica líder dos terminais móveis e de ter figurado ininterruptamente neste mesmo top 5 da IDC desde 2004.

Há um ano, a Nokia figurava no segundo lugar deste mesmo top 5, tendo apenas a Samsung à sua frente. Os dados apresentados ontem pela IDC revelam que a saída da Nokia permitiu a entrada da RIM no top 5 – mas a marca canadiana que fabrica os famosos Blackberry até nem terá sido a mais beneficiada em termos de vendas com a quebra dos resultados da Nokia.

Os dados da IDC revelam que do terceiro trimestre de 2011 para o terceiro trimestre de 2012 a Nokia registou uma perda de mais de 22% nas vendas de smartphones. Se compararmos as vendas da Samsung do terceiro trimestre de 2011 com o período homólogo de 2012 verifica-se que há um crescimento de 20,9%; a mesma comparação temporal com as vendas da Apple reflete um crescimento de 57,3%.

«A perda de quota da Nokia significa ganhos para a concorrência. A transição que a Nokia está a fazer do Symbian para o Windows Phone criou uma ampla oportunidade para os rivais tirarem quota de mercado da companhia nos últimos 18 meses. No entanto, o mercado dos smartphones está em ainda num relativo crescendo, o que significa que há espaço para várias marcas e sistemas operativos florescerem, inclusive a Nokia»¸ comenta Kevin Restivo, analista da IDC, num comunicado da consultora.

Apesar de ser provavelmente o nome mais sonante, a Nokia não é a única marca a sair do top 5 dos smartphones: a LG, que chegou a constar no quarto lugar, perdeu 33,6% de quota de mercado entre o terceiro trimestre de 2011 e o mesmo período do ano atual.

Estas quedas não impediram o mercado de continuar a crescer: segundo a IDC, foram vendidos 444,5 milhões de telemóveis no terceiro trimestre de 2012 (crescimento de 2,4% face aos 12 meses anteriores). Deste total, mais de 179,7 milhões dizem respeito a vendas de smartphones.

Fonte:http://exameinformatica.sapo.pt/noticias...z2AP4QX7HA
URL's de Referência