Forum Pplware

Versão Completa: Resolução
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Viva!

Instalei o ubuntu 8.10 no meu desktop (fiquei admirado com a rapidez da instalação), e tudo correu bem. O único problema que notei foi com a resolução. A minha resolução nativa é de 1280X1024, mas por defeito o ubuntu mete-me 1024X768. Ora, fui ao painel de configuração da nvidia e alterei para os tais 1280. Tudo bem!
Quando desligo e volto a ligar, ou reinicio o pc, a resolução volta-me para os 1024. Tentei gravar a nova configuração através do painel da nvidia, mas não dá. Alguém me ajuda? Não queria estar a alterar a resolução sempre que ligo o pc!

Já agora tenho duas versões das drivers da minha geforce fx 5200. Versão 96 e 173. Apesar de o ubuntu recomendar a versão 173, noto que ela tem bugs com o compiz ligado, nomeadamente quando passo o rato por cima dos botões minimizar, maximizar. A borda da janela treme e desaparece, e volta a aparecer, ou os botões ficam esquisitos... Alguém na mesma situação? No ubuntu 8.4 não tinha este bug.

Obrigado desde já...
referes-te ao nvidia-settings que instalaste pelo gestor de pacotes synaptic certo?

Se sim deves além de aplicar as alterações, gravar as configurações no ficheiro de configuraçao do X

Vê a seguinte imagem


[Imagem: nvidiasettingscj8.jpg]

Caso carregar no botão marcado na figura não surtir efeito faz o seguinte, escreve na consola:

gksudo nvidia-settings

e tenta novamente Wink
Muito obrigado Racoq. A tua última dica resultou. Eu gravava sempre as alterações, mas aparecia-me uma mensagem a dize rque não tinha sido possível criar um backup... Fiz gksudo nvidia-settings e já deu!

Agora apareceu-me outro bug; quando activo os efeitos do ambiente de trabalho desaparece-me as bordas das janelas (!!!). Utilizo o tema que vem por defeito com o ubuntu. Gostava de ter umns efieots e umas aniumações, mas sem ter as bordas fica aborrecido. Será que me podes ajudar Racoq? Ou outra pessoa?
(03-01-2009 01:35)thesubsidal Escreveu: [ -> ]Muito obrigado Racoq. A tua última dica resultou. Eu gravava sempre as alterações, mas aparecia-me uma mensagem a dize rque não tinha sido possível criar um backup... Fiz gksudo nvidia-settings e já deu!

Agora apareceu-me outro bug; quando activo os efeitos do ambiente de trabalho desaparece-me as bordas das janelas (!!!). Utilizo o tema que vem por defeito com o ubuntu. Gostava de ter umns efieots e umas aniumações, mas sem ter as bordas fica aborrecido. Será que me podes ajudar Racoq? Ou outra pessoa?

penso que o problema será das opções no teu ficheiro de configuração da sessão X.

Tenta o seguinte

gksudo gedit /etc/X11/xorg.conf

na secção, ou secções Screen no caso de haver mais que uma(Section "Screen"), coloca estas opções:

Option "AddARGBGLXVisuals" "True"
Option "RenderAccel" "True"
Option "DamageEvents" "True"
Option "backingstore" "true"
Option "Coolbits" "1"


As primeiras 2 opções devem resolver o teu problema, as outras são puramente "Tweaks" para te dar maior perfomance da tua placa gráfica.
Problema também resolvido! Obrigado racoq.
Aqui vai uma subida na tua reputação por minha parte!
Citar:Já agora tenho duas versões das drivers da minha geforce fx 5200. Versão 96 e 173. Apesar de o ubuntu recomendar a versão 173, noto que ela tem bugs com o compiz ligado, nomeadamente quando passo o rato por cima dos botões minimizar, maximizar. A borda da janela treme e desaparece, e volta a aparecer, ou os botões ficam esquisitos... Alguém na mesma situação? No ubuntu 8.4 não tinha este bug.

Estou novamente com o mesmo problema... Alguém me pode ajudar? Funcionou sem problemas durante uns dias com a dica do Racoq, mas voltou ao mesmo. As bordas das janelas desaparecem e ficam estranhas se passar o rato por elas... Com o copmiz desligado nada disto ocorre.
URL's de Referência