Forum Pplware

Versão Completa: Apple prepara fim da utilização de processadores Intel?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Os "planos ambiciosos da Apple para o futuro", anunciados no final de outubro pelo CEO Tim Cook na altura da criação de uma nova divisão de semicondutores na empresa, poderão ter sido parcialmente desvendados por fontes anónimas da Apple, que admitiram estar em preparação uma nova geração de processadores que, a partir de 2017, poderão passar a ser usados nos iMac e nos MacBook.

Os rumores estão a ser avançados pela agência Bloomberg, que cita três colaboradores da Apple que solicitaram o anonimato, para explicar que a empresa está a preparar a substituição dos processadores Intel nos seus computadores de secretária e portáteis, por versões com designs semelhantes aos usados nos iPads e iPhones.

Seis anos depois de começar a usar processadores Intel, a Apple escusou-se a comentar a notícia da Bloomberg; e a Intel remeteu para a Apple as questões relativas a novos processadores… da própria Apple.

Os rumores agora divulgados prendem-se com a direção que o mercado dos dispositivos portáteis está a seguir, em termos de capacidade de processamento, bem como com a estratégia da Apple para o desenvolvimento de semicondutores.

Por um lado, os engenheiros da empresa de Cupertino acreditam que o design dos processadores atualmente usados nos seus dispositivos móveis terão capacidade suficiente para correr em desktops e portáteis no futuro.

Por outro lado, à medida que os dispositivos portáteis se assemelham a muitos PCs em termos de capacidade, será de esperar a possibilidade de usar processadores comuns ou, pelo menos, com arquiteturas semelhantes. Esta é, pelo menos, a opinião do especialista da Gartner, Sergis Mushell, que admite a utilização no futuro de processadores comuns e, por arrasto, a perda de quota de mercado da Intel.

"A Apple dita tendências, e a partir do momento que desenvolverem os seus próprios chips muitos outros poderão seguir um caminho semelhante" referiu este analista à agência Bloomberg, explicando que "se a mobilidade é mais importante do que a funcionalidade, teremos então um ambiente completamente diferente do que aquele com que hoje lidamos".

O mesmo responsável dá ainda o exemplo do crescimento dos processadores baseados em tecnologias ARM, associando-o não só ao "insucesso" que a Intel está a experimentar nos segmentos dos dispositivos móveis, como às aquisições que a Apple tem realizado de empresas que desenvolvem e produzem chips com esta arquitetura.

Por fim, a recente criação de uma divisão na Apple denominada Tecnologias, que congrega exatamente o know-how obtido com essas aquisições e as equipas da Apple que têm desenvolvido processadores para vários produtos móveis, está também a ser vista como mais um dado importante da nova estratégia para substituir os processadores da Intel.

O que, ainda segundo as fontes da Apple, não deverá acontecer nos anos mais próximos.

Fonte:http://tek.sapo.pt/noticias/computadores...80417.html
Coincidentemente, a ascensão da Apple está ligada à Intel, pois foi quando começaram a utilizar os processadores destes últimos que começou este boom de vendas. Quando utilizavam os PowerPC eram quase um nicho no mercado.

Mas sendo a Apple, morder a mão que os alimenta já é algo normal. Ou será que vão licenciar a tecnologia x86 da Intel e produzir os seus próprios processadores? Utilizarão ARM's já que a licença já tem?
Será natural que procurem soluções com capacidade de processamento similares no entanto com requisitos energéticos mais baixos bem como o espaço que ocupam...e mesmo o seu preço.
A ascensão da Apple como referes existiu porque passaram a utilizar uma arquitetura compatível com Windows...passando a poderes utilizar Windows e qualquer outro sistema operativo que utilize essa mesma arquitetura num Mac.
Hoje, se repares bem o suporte por parte de outros sistemas operativos para outras versões de processadores já existe, logo não faz sentido ficar preso a uma arquitetura apenas para poder dar a oportunidade de usar outros sistemas operativos nas máquinas.
Chama-se evolução Wink

A Intel que deixe de ser pachorrenta e que desenvolva os seus Atom...pode ser que consigam inverter a situação...
(07-11-2012 12:08)RaCcOn Escreveu: [ -> ]A Intel que deixe de ser pachorrenta e que desenvolva os seus Atom...pode ser que consigam inverter a situação...

Ainda não lhes interessa, pois os lucros acumulam-se de ano a ano. Mas quando lhes tocar na carteira, aí sim, começar a "dar da perna".
Se já não for tarde...
URL's de Referência