Forum Pplware

Versão Completa: Proteja os dados do seu dispositivo móvel
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Quanto mais informações sobre a nossa vida pessoal e profissional guardamos em dispositivos portáteis, maiores os riscos de essas mesmas informações chegarem a mãos erradas, ou ficarem perdidas para sempre, estejam elas num notebook, num tablet ou no smartphone.

Mas… o que fazer à informação sensível quando algum desses dispositivos é perdido ou - pior ainda - roubado? Como encontrar o equipamento ou, pelo menos, salvaguardar que a informação guardada não chega a mãos alheias? No limite, como recuperar toda a informação guardada nesses dispositivos?

Uma dica básica para não perder a informação quando ficamos sem um equipamento portátil em que está guardada será fazer backups periódicos; e para precaver que nenhum olho oculto consegue chegar a essa mesma informação, o bloqueio do dispositivo, com uma forte palavra chave, será o mínimo a fazer.

No entanto, existem ferramentas que conseguem ir mais longe, permitindo detetar os dispositivos roubados ou perdidos usando métodos de geolocalização, ou mesmo inutilizando o funcionamento dos mesmos, para que não fiquem à mercê de utilizações indevidas.

No caso dos dispositivos Apple, por exemplo, há já várias gerações de modelos que a funcionalidade "Find my iPhone" permite seguir o rasto de um iPhone ou iPad, característica que, de resto, a Apple acabou por alargar a outros equipamentos Mac.

Outro exemplo surge através da Microsoft, que está a apostar na tecnologia BitLocker como forma de proteger os sistemas baseados nas versões Pro e Enterprise do Windows 8, através da capacidade de bloquear unidades internas e externas de armazenamento de dados.

Mas outras marcas e sistemas operativos podem já contar com propostas semelhantes - gratuitas e pagas - que permitem minimizar os danos causados pela perda ou roubo dos dispositivos portáteis. Em várias situações, a recuperação dos dados e a inutilização dos equipamentos acabam por minimizar as perdas da informação que, em muitas situações, possui um valor superior ao hardware.

Eis algumas das ferramentas disponíveis para proteger os dados e detetar dispositivos móveis:

Computrace Mobile
Disponibilizado pela Absolute Software, é uma ferramenta modular dirigida sobretudo a empresas, que permite o rastreamento de dispositivos móveis roubados e um leque de ações que, no limite, poderão levar à recuperação dos mesmos.

Disponível para plataformas Windows, Blackberry, Symbian e Android, possui uma opção de "freeze device" que, pura e simplesmente, bloqueia um tablet ou smartphone em modo remoto. Outras funcionalidades passam pelo encriptação dos dados guardados, pela capacidade de recuperar esses mesmos dados em modo remoto e pela deteção georreferenciação do dispositivo - em alguns planos, com ligação às autoridades locais.

O Computarace Mobile está disponível em vários módulos e versões, permitindo testar gratuitamente a aplicação durante 90 dias.

LooKout Security

É uma solução híbrida com as funcionalidades de antivírus e ferramenta de localização e inibição de funcionamento, disponível para dispositivos baseados em Android e para o iPhone.

Basicamente, esta aplicação divide o seu funcionamento em quatro áreas: segurança e privacidade, por meio de soluções antivírus atualizadas automaticamente; backup para um computador ou portátil, com opção por transferências automáticas dos dados em modo wireless, que podem ficar guardados na nuvem, em espaço da própria LooKout; deteção de dispositivos perdidos, para a qual disponibiliza ferramentas de localização a partir de um computador ou de outro smartphone com acesso à Net, bem como o restauro da informação; gestão de dados e de perfis, para que o utilizador possa remotamente definir configurações de salvaguarda de informação, recuperação de dados e localização.

O LooKout Security tem uma versão gratuita possível de transferir a partir do site da LooKout.

Plan B
É uma ferramenta gratuita disponibilizada também pela LooKout para dispositivos Android, mas possui a particularidade de poder funcionar após o desaparecimento ou roubo do terminal.

Tudo é feito a partir do Google Marketplace, desde que o utilizador possua uma conta no Google e no Gmail: após fornecer os dados solicitados sobre o dispositivo perdido, esta ferramenta envia-lhe informações usando as antenas de telemóvel e o sistema GPS.

Assim que o telemóvel ou portátil é detetado, o utilizador recebe um mail ou SMS com a localização, que pode depois ser seguida noutro smartphone…

Prey Anti-Theft

Disponível para dispositivos baseados em Windows, MacOS, iOS, Linux e Android, é uma solução open source para localização de equipamentos portáteis.

Além de permitir a deteção de um dispositivo perdido ou roubado usando mapas na Internet, inclui uma funcionalidade denominada Prey On Demand, que basicamente usa uma ligação segura TCP para o hub On Demand no painel de controlo da Prey, que após detetar o equipamento envia o estado do dispositivo perdido, para que o utilizador possa enviar um sinal de ativação.

No caso dos dispositivos Android, por outro lado, esta ferramenta permite usar os serviços de Push mail do Gmail para ativar, a partir de uma ligação GSM, 3G ou Wi-Fi, o dispositivo perdido, sem necessidade de o fazer usando mensagens SMS a partir de outro telemóvel.

McAfee Mobile Security
Se o primeiro passo para proteger os dados de um smartphone ou outro dispositivo portátil é evitar que possua vulnerabilidades ao nível do sistema operativo e do software, um antivírus para equipamentos móveis poderá ser suficiente para manter essa informação segura.

O McAfee Mobile Security é uma solução para tablets e smartphones, que funciona como uma solução integrada de proteção, neste caso adaptada à realidade móvel.

Antivírus, Antisspyware e Anti-phishing, bloqueio de dispositivos, proteção contra desinstalação de software, gestão e eliminação remota de dados, backup, restauro de dados, localização, monitorização e filtro de chamadas e SMS são algumas das funcionalidades desta aplicação da McAfee.

Disponível para dispositivos móveis baseados em Android, Blackberry OS e Symbian, é vendido por um preço recomendado de 29,99 euros.

Fonte: T E K
Mais um negócio.
No mar quem não souber pescar... Smile
URL's de Referência