Forum Pplware

Versão Completa: Pens e discos USB para levar o Windows 8 no bolso
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A funcionalidade Windows To Go é uma das novidades incluídas na versão Enterprise do Windows 8 e que, basicamente, permite ao utilizador criar uma versão totalmente funcional do ambiente de trabalho do Windows 8 numa unidade de armazenamento USB.

Esta é uma característica que a Microsoft sugere sobretudo para o ambiente empresarial, dando ao utilizador a oportunidade de replicar, num ambiente virtual, todos os conteúdos de um PC equipado com Windows 8, mantendo os settings de segurança, autenticação e as definições pessoais necessárias. Por exemplo, um trabalhador pode usar o seu PC na empresa durante o dia e, já em casa, continuar a trabalhar nos mesmos documentos, mantendo a organização e o layout, fazendo o boot a partir de uma pen USB ou de um disco-rígido portátil.

A lógica pode ser replicada em outros ambientes, nomeadamente na Educação, onde a Microsoft também já está a trabalhar no sentido de disponibilizar a professores e alunos todo o “ambiente educativo” para levar no bolso e usar com qualquer equipamento, sem instalar nenhum software.

Até porque se é verdade que os notebooks estão cada vez mais leves e potentes, permitindo levar para qualquer lado o ambiente de trabalho que normalmente é usado, não é menos verdade que será mais seguro e conveniente levar uma pen ou um disco rígido no bolso, do que transportar um portátil na pasta permanentemente.

Para usar a funcionalidade Windows To Go, no entanto, será necessário cumprir alguns requisitos que a própria Microsoft criou para um funcionamento correto. Ao nível do sistema operativo, por exemplo, o computador anfitrião terá que possuir certificação para correr o Windows 7 ou o Windows 8; máquinas baseadas em Windows RT ou MacOS, por exemplo, não permitem usar esta funcionalidade.

As unidades de armazenamento terão igualmente que possuir certificação Windows To Go, podendo incluir ligações USB 3.0 e 2.0. Por questões de rapidez a Microsoft aconselha a utilização das versões mais recentes com USB 3.0, embora os ficheiros de sistema do Windows 8 estejam otimizados para esta funcionalidade, tornando possível a utilização de ligações USB menos rápidas.

Por fim, se no domínio dos discos-rígidos a questão da capacidade mínima não se coloca, já nas pens USB apenas as versões a partir de 32GB de memória serão compatíveis com o Windows To Go.

O TeK foi à procura de unidades de armazenamento já em comercialização que suportem esta nova tecnologia, encontrando um disco rígido e duas memórias USB com a respetiva certificação. Um número que tenderá rapidamente a crescer, à medida em que os fabricantes de dispositivos portáteis de armazenamento atualizarem ou renovarem os seus produtos com suporte ao novo sistema operativo da Microsoft e receberem o aval da empresa.

Western Digital My Passport Enterprise
Este é, para já, o único disco-rígido portátil já à venda com a indicação expressa de que suporta a funcionalidade Windows To Go no Windows 8 Enterprise, apesar de funcionar também com sistemas MacOS.

Recentemente disponibilizado no mercado português, trata-se de um modelo com 500GB de capacidade de armazenamento colocados num corpo compacto (15mm de espessura), contando com uma ligação USB 3.0 e soluções para proteção de conteúdos.

De acordo com a Western Digital, o My Passport Enterprise suporta encriptação de disco BitLocker, permitindo a separação dos dados entre o disco do PC e esta unidade, sem deixar qualquer "rasto" no PC ao qual esteve ligado. O preço definido é de 119,99 euros.

Kingston DataTraveler Workspace USB Flash drive
Disponível em versões com 32GB, 64GB e 128GB, a DataTraveler Workspace é a primeira proposta da Kingston em formato de pen USB 3.0 para suportar a funcionalidade Windows To Go.

O fabricante refere que se trata de um modelo que incorpora tecnologia de controlo SSD para permitir um desempenho rápido, com baixa latência, alcançando velocidades de escrita e leitura sequenciais na ordem dos 250 Mb por segundo.

Das especificações técnicas desta DataTraveler Workspace fazem ainda parte a inclusão da tecnologia de encriptação BitLocker, software anti-malware e um sistema que minimiza os danos causados pela remoção indevida da unidade, que permite recuperar a área de trabalho no prazo de 60 segundos.

Imation IronKey Workspace

É outra pen USB já disponível cuja conceção teve a funcionalidade Windows To Go em mente, permitindo velocidades teóricas de leitura acima dos 300MB por segundo e de escrita entre os 100 e os 200 MB por segundo.

Esta versão com interface USB 3.0 inclui sistema de proteção por palavra-chave, encriptação integral da unidade a 128-bit ou 256-bit AES, bem como uma solução automática de proteção dos dados durante a remoção da pen de uma porta USB.

A IronKey Workspace está disponível em versões de 32GB, 64GB e 128GB.

Fonte: T E K
URL's de Referência