Forum Pplware

Versão Completa: Ubuntu ganha terreno nos servidores Linux
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
O sistema operativo Ubuntu está a ganhar terreno no segmento dos servidores baseados em sistemas Linux, possuindo atualmente uma quota de mercado de 7% a nível mundial, face aos 5,5% do ano anterior, revela hoje a W3Techs.

De acordo com um relatório desta empresa de estudos de mercado ligados às TI, o Ubuntu é já o terceiro sistema operativo baseado em Linux a nível mundial, surgindo à frente de outras distribuições Linux da Red Hat (3,4% de quota), Fedora (1,2% ) ou Suse (0,8%).

No universo dos servidores que utilizam sistema operativos Linux, o Debian continua no topo das preferências das empresas - com uma quota de mercado em 2012 de 32% - enquanto o CentOS, uma espécie de "clone gratuito" do Red Hat Enterprise Linux, detém uma quota de mercado de 27,8%.

Apesar de o Debian e o CentOS ocuparem destacados os dois primeiros lugares a nível da utilização em servidores, a W3Techs destaca o facto de nenhum destes sistemas operativos registar um crescimento da envergadura do registado pelo Ubuntu.

Ainda segundo a mesma fonte, 32,2% dos websites a nível mundial correm sistemas Linux, enquanto os servidores Web baseados em Windows representam 35,8%.

Fonte:T E K
URL's de Referência