Forum Pplware

Versão Completa: Vêm aí a rede de telecomunicações inviolável
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Os laboratórios da Toshiba utilizaram criptografia quântica para criar uma rede de telecomunicações que não pode ser pirateada e não tem custos de manutenção elevados.

A rede criada nas universidades da Grã-Bretanha pelo laboratório de investigação da Toshiba está um passo mais próxima das redes completamente invioláveis e onde se podem manter com segurança os dados de cartões de crédito, por exemplo.

A grande novidade desta rede é a utilização do mesmo cabo de fibra ótica para ser transmitido o conteúdo e a chave para o decifrar. Até aqui, era necessário transmitir um único fotão com a chave para encriptar ou desencriptar o conteúdo num cabo de fibra separado do que era usado para enviar o conteúdo. Esta separação implica custos elevados para a instalação e manutenção de uma rede.

O sistema da Toshiba implica a utilização de um avançado sensor que consiga detetar a chave de encriptação em apenas 100 milionésimas de microssegundo, que correspondem ao tempo de chegada de um simples fotão.

Segundo a notícia da Reuters, as comunicações nesta rede são trocadas em segurança e é possível saber se estão a ser adulteradas ou intercetadas. A rede usa as regras da teoria quântica para gerar códigos que não podem ser pirateados.

Ao que tudo indica, as autoridades governamentais e militares já devem estar a usar este tipo de telecomunicações.

Fonte:EI
Muahaah criptografica quantica... Ena tanta areia num só post Mr Green

Estes gajos não aprendem mesmo: se pode ser criado e programado pode ser "dada a volta".

Basta começarem a aparecer os "hackers quanticos" Mr Green
URL's de Referência