Forum Pplware

Versão Completa: Qual a probabilidade de os robôs acabarem com a humanidade?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A questão já foi abordada por múltiplos guiões de cinema – mas agora serve também de ponto de partida para um estudo aprofundado na conhecida Universidade de Cambridge.

O Centro do Estudo de Riscos Existenciais, da Universidade de Cambridge, lembra que os humanos têm de aprender a não subestimar as máquinas – caso contrário arriscam-se a enfrentar um cenário classificado como «perigoso».

Os investigadores britânicos estão apostados em incluir a "ameaça robótica" no roteiro de estudos académicos, ao lado de temáticas como a evolução da nanotecnologia, a vida artificial ou alterações climáticas, refere a BBC.

A previsão das ameaças futuras reúne especialistas em astrofísica, filosofia e até um fundador do Skype. Numa nota publicada na Net, os responsáveis pela investigação lembram que evolução dos computadores e das máquinas em geral exigem novas formas de análise de uma possível ameaça robótica: «Pode ser difícil compreender a seriedade destes riscos, mas a verdade é que deverá tornar-se um motivo de preocupação tendo em conta tudo o que está em jogo».

Huw Price, um dos investigadores envolvido no projeto de investigação, admite que a humanidade pode estar a caminhar para a subjugação. Em declarações reproduzidas pela AFP, o investigador britânico aponta para um fenómeno que pode expropriar os homens do domínio que têm exercido no mundo:«Parece-me que é razoável prever que algures neste ou no próximo século, a inteligência deixará de ficar limitada pelos constrangimentos da biologia».

Fonte: EI
URL's de Referência