Forum Pplware

Versão Completa: Portáteis e uktrabooks
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas, pessoal.

Ando a informar-me sobre bons portáteis e ultrabooks, que sejam compatíveis totalmente com as destros Linux mais comuns.

Como a informação disponível é um pouco vaga, para os equipamentos encontrados nas lojas nacionais, lembrei-me de vir falar aqui ao pessoal, de forma a começarmos a organizar informação nesse sentido.

Por isso, peço a quem tem portáteis, ultrabooks ou netbooks, que coloque aqui as suas experiências resumidas, como por exemplo:

Portátil: xpto abcd 1
Tamanho ecrã: 14''
Memória: 4 GB
Processador: Intel i5 3317u
Gráfica: Intel hd 4000
Resolução ecrã: 1600x900
Duração média de bateria: 4h
Distribuições: Fedora 17 x86, opensuse 12.3 x86_64
Notas: utiliza muito a ventoinha da gráfica.

Algo desse estilo.
Que acham da ideia?
Assim, quando alguém quiser comprar um portátil para Linux, sempre tem uma base de onde procurar.

Abraço e obrigado
Com bom Hardware e suporte para Linux (especificamente Ubuntu), existe a https://www.system76.com/ que tem excelente reputação e entrega em Portugal.
Mas têm um grave problema, que ocorre com a System76, ZaReason, Think Penguin e todas as vendedoras de computadores Linux: não têm teclado em português...
Vou dar o primeiro exemplo:

Portátil: HP ProBook 6460b
Tamanho ecrã: 14''
Memória: 8 GB
Processador: Intel i5-2520M
Gráfica: Intel HD 3000
Resolução ecrã: 1600x900
Duração média de bateria: 1.30h-2h (com Windows 7 x64 aguenta 1h mais)
Distribuições: Ubuntu/Xubuntu, Fuduntu, todas x86_64
Notas: utiliza muito a ventoinha da gráfica, penso que seja isso que faça o computador gastar muito a bateria. De resto, funciona 5 estrelas, a fraca duração de bateria é o motivo pelo qual utilizo Windows neste portátil.
Portátil: Toshiba Satellite L300
Tamanho ecrã: 15''
Memória: 2 Gb
Processador: Intel Core 2 Duo 1,86
Gráfica: Intel
Resolução ecrã: 1284X700
Duração média de bateria: 2h
Distribuições: Ubuntu 12.10, Caixa Mágica 18 Gnome, Linux Mint 14 Mate, Fedora 17 Gnome e OpenSuse 12.2 KDE
Notas: Silencioso no uso da ventoinha, uma vez que faz uma boa gestão dos recursos, só ligando quando começa a aquecer
http://h-node.org/ -> ponham aqui por favor porque assim ajudam outros users e engordam os dados colectados pela h-node que há muito faz essa recolha de informação.
Boas pessoal. Recentemente adquiri um Toshiba NB510 para usar mais por lazer nas minhas viagens. Após 3 dias instalei o Windows 7 que uso nas outras maquinas, com as restantes aplcaições que realmente preciso. Pra semana vou fazer upgrade da RAM para 2GB.

Agora queria testar com o Ubuntu 12.10 para ver se conseguia gerir melhor os recursos ou mesmo poupar mais bateria, mesmo que esta dure mais de 6 horas normalmente.

Processor Intel Atom N2600
Ram (GB) 1.0
Storage capacity (GB) 320
Disk speed (rpm) 5400
Mais ninguém usa Linux em portáteis, que possa dizer como se porta, que falhas tem, o que funciona bem, etc?
Eu tenho um ultrabook da samsung o new series 9-3C aquele super fino , e uso dualboot w8/ubuntu ,funciona tudo bem, a


ecra=13.3
ram 4
i5 3317u
hd4000
1600x900
depende dura +/- (5/6 em uso muito leve) e (3/4 em uso normal,) no meu caso quando uso normalmente em bateria é pra ver filmes ou pra correr o NetBeans , e browsers. (mas em windows dura mais a bateria, porque traz umas opçoes este pc como por exemplo desligar a ventoinha de vez e assim, tem teclado retroiluminado que em linux nao conegues controlar com as hotkeys.)
usa o normal, nao se ouve quase.

unica falha que aponto é mesmo a do teclado iluminado...

Comprimentos e boa compra!
Gostava de ver este tipo de portáteis à venda nas lojas mais comuns ... anti-crise, computadores mais baratos para todos, quem se ia importar de optar por explorar mais Ubuntu por exemplo?
Boa ideia esta, sorry se é OffTopic aquilo que disse.
URL's de Referência