Forum Pplware

Versão Completa: PC não arranca na maior parte das tentativas
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Olá boa noite,

Estou com um problema no meu PC desktop.

Quando clico no botão de ligar, o led pisca, as ventoinhas arrancam momentaneamente, mas o PC não arranca e não chega a fazer nenhum beep. Depois de várias tentativas (2,3, ..., 20, 30, ...) lá acaba por arrancar. Para além disto, ou seja, depois de arrancar, funciona sem qualquer problema, inclusivamente, reinicia sem problemas.

Notas:
- o botão de ligar está a funcionar bem, uma vez que para desligar funciona sempre;
- a hipótese da capacidade da fonte de alimentação (500W) está descartada, já fiz testes com 3, retirei alguns dos componentes mais consumidores de energia, mas sempre com o mesmo resultado;
- também não é da gráfica, pois a funcionar apenas com a onboard, acontece o mesmo;
- também não é das memórias, já as troquei e nada;
- já retirei a pilha da board, também sem sucesso;
- já tentei arrancar com todos os componentes desligados (disco, ram, grafica, etc.) e o problema persiste;
- o wake on lan não está neste momento a funcionar (e funcionava antes deste problema).

Tudo aponta para alguma falha na board, mas gostava de ter a certeza antes de comprar uma nova. Os condensadores não aparentam problemas "à vista desarmada".
Poderá haver outra causa sem ser a board? Só se for mesmo o processador, porque não tem mais componentes ligados. Será possível o processador causar um problema destes?

Obrigado!

Cumprimentos,
Pedro


PS:
A motherboard é uma Foxconn G31MXP - http://www.foxconnchannel.com/ProductDet...-us0000416
e o processador um Core2 Quad Q8300 - http://ark.intel.com/products/39107/Inte...33-MHz-FSB
Parece-me que o problema pode ser da board, mas antes de dar a sentença final sugiro que verifiques as ligações entre os fios do botão ligar/desligar/reiniciar e a board.
Estou com um problema semelhante (provavelmente) no meu desktop, com a diferença que algumas vezes arranca mas vai abaixo sem razão aparente. Já o levei a uma loja da especialidade, foi completamente limpo pois desleixei-me alguns meses com o pó e lá funcionou às mil maravilhas e durante bastante tempo. De volta a casa, ligou perfeitamente da 1ª vez, esteve ligado cerca de 30 minutos e voltou a reiniciar-se sozinho.

A falta de paciência e falta de tempo e não sendo um computador 100% necessário, leva-me a ainda não ter testado tudo a 100%. Suspeito é da tomada eléctrica onde está ligado ou até à "tripla" onde estão mais alguns componentes, nomeadamente colunas, modem e router. Sendo Inverno e com o tempo húmido como está ou esteve, tenho esta suspeita.

Confirma com outra tomada a ver se o problema persiste, noutra divisão preferencialmente até.

Uma questão, se o ligares e ele não arranca mas a manter esse estado de ligado, deixando "aquecer" alguns componentes, ele arranca depois normalmente?
(29-12-2012 03:35)Progster Escreveu: [ -> ]Parece-me que o problema pode ser da board, mas antes de dar a sentença final sugiro que verifiques as ligações entre os fios do botão ligar/desligar/reiniciar e a board.

Bom dia Progster,

Do botão não me parece ser, pois ele desliga sempre sem problemas, liga após várias tentativas e, principalmente, o botão aparenta estar a fazer o "contacto" correctamente, uma vez que o led pisca, as ventoinhas dão um arranque e o led do rato também pisca.

O que está a acontecer faz-me lembrar aquelas lâmpadas fluorescentes tubulares, que não ligam quando o arrancador está estragado e ficam ali a piscar sem ligar. É a analogia mais próxima que encontro! Smile


(29-12-2012 12:37)LoRDByRon Escreveu: [ -> ]Estou com um problema semelhante (provavelmente) no meu desktop, com a diferença que algumas vezes arranca mas vai abaixo sem razão aparente.
(...)
ligou perfeitamente da 1ª vez, esteve ligado cerca de 30 minutos e voltou a reiniciar-se sozinho.

(...)

Confirma com outra tomada a ver se o problema persiste, noutra divisão preferencialmente até.

Uma questão, se o ligares e ele não arranca mas a manter esse estado de ligado, deixando "aquecer" alguns componentes, ele arranca depois normalmente?

Bom dia LoRDByRon,

O problema parece-me diferente do teu. Aqui a questão é unicamente no arranque, depois dele arrancar, funciona sem problemas.

Já tentei noutras tomadas e ligado a uma UPS, mas acontece o mesmo.

Um padrão que parece mais ou menos regular é o inverso do que referes, ou seja, quando o ligo "a frio", ele arranca mais facilmente, isto é, depois de estar toda a noite desligado, quando o ligo de manhã, arranca logo nas primeiras tentativas. Ontem arrancou à 3ª e hoje arrancou logo à 1ª. Pelo contrário, quando o desligo e tento ligar logo de seguida, ele não arranca, ou só arranca depois de 30-40 tentativas.


Faltou-me referir que isto está a acontecer depois da fonte de alimentação ter queimado, ou seja, ela queimou e agora já testei com 3 fontes diferentes e acontece sempre isto. A potência desta fonte é igual à da original (500W).

Obrigado pelos vossos contributos!

Abraço
Sim, são problemas diferentes, mas era um conselho de despistagem, esse das tomadas.

Hmmm, fonte queimou, relativamente a...?! Trovoada?! Pode não ter sido só a fonte a ir à vida.

A potência não te é o mais importante, esses 500w numa fonte de maior rendimento, qualidade e eficiência será sempre melhor do que uma fonte de 500w de 30€, por isso não vás por aí.

Para possível despistagem de algum componente, se tiveres hipótese de testar com outros (RAM, gráfica, discos, etc.) seria o ideal e até os teus próprios componentes numa board diferente. É complicado fazer isto, sei bem, mas é uma possibilidade a ter em conta e na pior das hipóteses leva mesmo a uma loja da especialidade e com assistência decente.
É complicado ajudar, sem estar presente.
Quer-me parecer que poderá ser problema da board.
(29-12-2012 19:19)LoRDByRon Escreveu: [ -> ]Hmmm, fonte queimou, relativamente a...?! Trovoada?! Pode não ter sido só a fonte a ir à vida.

Para possível despistagem de algum componente, se tiveres hipótese de testar com outros (RAM, gráfica, discos, etc.) seria o ideal e até os teus próprios componentes numa board diferente.

Sim, a fonte queimou por causa de uma trovoada.

Já fiz testes com todos esses componentes desligados e o problema persiste.


(29-12-2012 23:56)Progster Escreveu: [ -> ]É complicado ajudar, sem estar presente.
Quer-me parecer que poderá ser problema da board.

Também estou inclinado para a board, só tenho dúvida se não poderá também ser do processador. Acho que as hipóteses estão agora confinadas a esses 2 componentes.


Obrigado pelas vossas sugestões!
Já fizeste antes, só faltando mesmo testar o processador noutra board, assim como a tua board com outro processador. Como recomendei antes, podes sempre tentar arranjar componentes compatíveis com amigos, conhecidos, etc ou levar para testar numa loja.

Um pormenor, não tens seguro? Normalmente o seguro da casa cobre esses danos e outros se for activado.
tinha um problema parecido, mas o meu fazia freeze constantemente nem o ctrl alt del trabalhava, e so no dia seguinte trabalhava ou entao passado umas horas! as temps estavam boas tanto board como procesrador como gpu!
o que fiz foi colocar pasta termica, retirar a ram e limpar os conetores e trocar as memorias de slots, e tambem fiz o download do drive para a gpu no site do fabricante, ao que parece alguns drivers da nvidia deram problemas...
e ate agora nao me deu mais problemas...mas cada caso um caso!
URL's de Referência