Forum Pplware

Versão Completa: Vai ser proibido desbloquear telemóveis nos Estados Unidos
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Terminou o período de 90 dias de adaptação que tinha sido garantido aos utilizadores de telemóveis nos Estados Unidos, durante o qual ainda era legal desbloquear os terminais para serem usados noutras redes. Agora quem quiser desbloquear os terminais tem de pedir autorização ou pode ver o acesso à rede móvel barrado.

As novas regras decorrem das mudanças no Digital Millennium Copyright Act, aprovadas em outubro mas só agora entram em vigor tornando a prática um crime federal.

Em causa está apenas o bloqueio do equipamento a uma determinada rede - fruto da aquisição através de um sistema de subsidiação semelhante ao que é usado em Portugal - e não o chamado jailbreak, que "liberta" o sistema operativo para que o utilizador possa instalar outras aplicações, nomeadamente em equipamentos iOS e Android, que costuma designar-se por root access.

Em muitos acasos os utilizadores norte-americanos acabavam por desbloquear os telemóveis para evitar custos excessivos de roaming fora dos Estados Unidos,

Fora deste período de "graça" que agora terminou os utilizadores tinham de pedir aos seus operadores para desbloquear o telemóvel, pagando uma taxa. Tal como acontece em Portugal, a aquisição de modelos desbloqueados fica mais cara do que a compra através de um operador, com fidelização, mas por terras lusas a legislação aprovada em 2010 obriga os operadores a desbloquear gratuitamente os aparelhos de telecomunicações depois de terminado o período de fidelização, permitindo a sua utilização dentro de outras redes.

Não é claro se poderá haver alguma ação legal contra utilizadores que não cumpram as novas regras e existem já inúmeros serviços online que oferecem o desbloqueio em troca de pagamento de pequenas importâncias.

Está também a decorrer uma petição online para pedir que a prática de desbloqueio se torne legal, mas são necessárias 100 mil assinaturas para que o executivo norte-americano dê seguimento à solicitação.

Fonte:Tek
Eu sou a favor desse desbloqueio e acho que ser considerado como algo ilegal nos Estados Unidos é um tanto ou quanto excessivo. Fica apenas a opinião. Temos sempre a opção em Portugal de os comprar desbloqueados, mas a diferença de custo muitas vezes não compensa.
Mais cedo os mais tarde com as "fidelizações"...
URL's de Referência