Forum Pplware

Versão Completa: novo utilizador linux (ubuntu 12.10) com dificuldades no som
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Caros,

sou um novo utilizador de linux, passei do windows para o ubuntu e não estou nada arrependido (só de não o ter feito mais cedo).

ontem andei a investigar aqui pelo forum, à noite fomatei o pc com o ubuntu e hoje ainda deu para ver como funciona e colocar as coisas à minha maneira.

todos os problemas fui conseguindo resolver com um pouco de paciência e estou a achar este "mundo" melhor. Ainda assim estou com um problema com o som e passo a explicar para alguma alma que queira dar uma mão.

A máquina onde instalei já tem uns anos (LG S1 M555P) mas tem:
AUDIO:
Colunas Estéreo (3W), Áudio de Alta Definição (Azila, 24Bit), SRS TruSurround XT, SRS WOW XT, 5.1 Channel Dolby Digital, XTS Pro,
I/O:
3 USB (2.0), VGA, S-Video, IEEE1394, MIC-IN, RJ11, RJ45, S/PDIF (partilhada com a saída de auscultadores), DC-IN, Infra-Vermelhos

O que pretendo utilizar com o portátil é um sistema de som já algo antigo (creative inspire 5.1 5300) que utiliza os cabos audio verde/preto/laranja. O portátil tem 3 entradas (embora uma fosse para o micro dava na mesma) e gostaria de encontrar uma forma de colocar a funcionar.

Já instalei bastante software e sem sucesso.

No ambiente windows dava até inclusivamente para colocar por exemplo uns phones numa entrada qualquer e abria uma caixa a perguntar o que estava a ligar (e uns phones funcionavam em qualquer uma entrada). no ubuntu ainda não consigo o 5.1 nem colocar os phones numa entrada diferente(que ja está um pouca gasta com os os esticões de que entretanto foi vítima)

assim, se alguém já teve este problema e quiser ajudar está completamente à vontade. existe ainda a possibilidade de comprar uma placa de som externa (que funcione em linux) para resolver a questão.

Agradeço qualquer sugestão
URL's de Referência