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Versão Completa: [DENUNCIA] Optimus cobra 3G indevidamente! TMN e Vodafone também?
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http://www.scribd.com/doc/131973670/Optimus-ou-nao

Aqui fica o artigo que escrevi sobre o assunto.

Optimus ou não?
Hoje em dia cada vez mais queremos acesso à Internet “24 horas”, como tal os tarifários oferecidos pelas 3 operadoras (Optimus, Vodafone, TMN) têm sofrido evoluções. Agora em conjunto com as comunicações habituais oferecem também pacotes de dados, tendo o conjunto um preço mais apetecível.
Mas já alguma vez se perguntaram como são realmente contabilizados os pacotes de dados? Será que os dados são taxados de uma forma justa?
[Imagem: 59300020.png]
Os tarifários “Best Base Total” da Vodafone e o “Unlimited S” da TMN são praticamente irmãos gémeos, a diferente é a Optimus que oferece mais tráfego e mais minutos no seu “Smart base” por apenas mais 1 €. A Optimus oferece 1 GB de tráfego em vez dos 600 MB da concorrência, mas o período de taxação é de 100 KB em vez dos 10 KB que a TMN e a Vodafone usam.
Estes períodos de 100 KB assustam pois num smartphone que esteja ligado constantemente, cada vez que este sincroniza automaticamente a lista de emails/messenger/tempo (ações que gastam poucos KB) a Optimus irá cobrar 100 KB. A título de exemplo vejam então o seguinte extrato das minhas comunicações no dia 6 de Fevereiro (dados obtidos na minha área de clientes na Optimus em “Gestão de Conta” >> “Detalhe de comunicações”) lado a lado com os dados contabilizados pelo meu smartphone.
[Imagem: analise.png][Imagem: screenshot2013022210165.png]
A Optimus nesse dia cobrou-me 3,9 MB, o meu smartphone contou apenas 2,5 MB (cerca de 45% a menos). Aqui já é possível observar que os períodos de 100 KB não são muito agradáveis e além disso é possível ver que na Optimus existem pelo menos 3 tipos diferentes de “Internet”.
Intrigado com os tipos de ligação “Web2.0 Access”, “Mail/Internet Segura” e “Internet”, analisei outro dia onde tivesse mais ligações e verifiquei umas coincidências bastante desagradáveis. Como tenho a app Data Easy a ligar os dados de 5 em 5 minutos de forma a poder sincronizar emails/messenger/notícias/tempo/etc, verifiquei que várias vezes nesse “exato segundo” me era cobrado 2 a 3 períodos de 100 KB.
[Imagem: 12fevoptimus.png][Imagem: screenshot2013021821321.png]
Como podem ver neste pequeno exemplo, em 4 ligações foram-me taxados 9 períodos! Analisei então todo o dia 12, nesse dia “fiz” ao todo 131 ligações todas de 100 KB exceto 3 (que são de 200 KB, 700 Kb, 300 KB), dessas 131 ligações, 29 delas são “Mail/Internet Segura” ou “Web2.0 Access”. Estas 29 representam mais de 20% das ligações e são sempre simultâneas com ligações “Internet“. O meu smartphone do dia 12 todo apenas contou 1,63 MB, a Optimus contou 14 MB.
Podemos ver que as ligações “Internet” são encaminhadas para o número 930006600, as “Mail/Internet Segura” são encaminhadas para o número 930006633 e as “Web2.0 Access” para o número 930005575. Isto deixou-me a pensar que consoante o protocolo as comunicações vão para números diferentes e os “contadores” são aplicados em cada número não relacionando a informação entre si.
Duvidando que estas ligações duplas/triplas simultâneas perfizessem um total maior do que 100 KB no dia 18 de Fevereiro expus esta situação através do “Chat Móvel” onde não puderam dizer mais nada pois só têm acesso à mesma informação que tenho na área do cliente. Dia 21 de Fevereiro (felicito a rapidez na resposta) telefonou-me uma “senhora do 1693”, com uma voz muito meiga, que me disse que tinha razão no que tinha dito mas que infelizmente da forma como o sistema está implementado não é possível para já retificar este tipo de situações e que seria registada a minha denúncia para futura resolução.

Concluindo, a Optimus só valerá a pena para quem fizer ligações pontuais, quem quiser estar ligado “24 horas” será melhor usar a TMN ou Vodafone pois irão tirar mais proveito do tráfego que têm devido aos períodos de 10 KB, com períodos de 100 KB o tráfego disponível simplesmente desaparece.
A todos os que estão na Optimus, proponho que verifiquem os vossos extratos detalhados e façam uma reclamação a partir do número 1693, pois enquanto formos poucos a queixar-se duvido que a Optimus faça alguma coisa…

Fica a questão, e na TMN e na Vodafone? Será que também cobram períodos a dobrar/triplicar mas é menos perceptível devido aos períodos de 10 KB?
Bem interessante a tua espécie de "dissertação" Ricardo. Nunca me dei ao trabalho de verificar isso, hoje em dia também temos net em praticamente todos os lados, pessoalmente é raro usar os megas a que tenho direito. A propósito, sou Vodafone..
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