Forum Pplware

Versão Completa: Será Cedega a Solução?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Citar:Cedega, anteriormente denominado de WineX, é um projecto comercial da TransGaming para UNIX o qual premite executar software concebido para Windows. Note-se que a diferença entre o Cedega e o Wine ou o CrossOver é que o Cedega é especializado em jogos de computador.

O Cedega encontra-se presentemente na versão 6 e consegue executar os jogos tão bem (ou melhor, dizem alguns utilizadores) como se estivessem sendo executados no próprio Windows.

Cedega traz ao Linux acesso a uma grande coleção de jogos. Com este software usuários Linux podem simplesmente inserir um CD, instalar e jogar games do Windows, como por exemplo World of Warcraft, Command & Conquer 3, Team Fortress 2 e muito mais.

Com uma interface intuitiva, este programa permite que se atualize, delete e mova os jogos, com configurações individuais para cada título. Com escolha entre jogo em tela cheia ou em uma janela, Cedega permite que se acesse qualquer outro aplicativo enquanto se joga seu game preferido.

Muito mais do que você imagina

A lista de games que o Cedega suporta é muito extensa, indo de Bioshock e Call of Duty 4 a Age of Empires II. O banco de dados de jogos do Cedega é feito a partir de submissões de membros do Cedega Gaming Service que testaram cada jogo, portanto não é garantida total confiabilidade. Mas quem quiser conferir a lista completa, basta acessar o site oficial.

Fonte
Acho que a solução são jogos multiplataforma, de modo a ser fácil desenvolver uma versão para Windows, Linux ou Mac.

Não é nada de mais, a id software faz isso em todos os seus títulos de há uns anos para cá, e é só a empresa mais bem sucedida do ramo dos jogos.

Tudo o que for Cedega e Wine, é um remendo, e um incentivo às empresas para fazer os jogos apenas para a plataforma do costume.
(18-01-2009 19:40)racoq Escreveu: [ -> ]Acho que a solução são jogos multiplataforma, de modo a ser fácil desenvolver uma versão para Windows, Linux ou Mac.

Não é nada de mais, a id software faz isso em todos os seus títulos de há uns anos para cá, e é só a empresa mais bem sucedida do ramo dos jogos.

Tudo o que for Cedega e Wine, é um remendo, e um incentivo às empresas para fazer os jogos apenas para a plataforma do costume.

Elevado a Googol Tongue
Confused pois... é complicado!!!
O Cedega é, sem dúvida, a melhor forma de se tentar jogar jogos nativos do Windows em Linux.

Já obtive bons resultados com ele. Pena é ser pago.

Mas mesmo com esse software, não se consegue obter um resultado muito satisfatório. O ideal ainda seria as empresas começarem a fazer versões nativas para as diferentes plataformas.

Unreal Tournament III já corre nativamente em Windows, Linux e Mac.

Oxalá outras sigam o seu exemplo.
URL's de Referência