Forum Pplware

Versão Completa: Fotografia..
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Haver uma parte do fórum dedicada a Fotografia? Rolleyes
Não? Happy

Eu sou fotografa, amadora. Tongue Ou pelo menos tento

Veyronni

Esta thread foi esquecida!
Também gosto de tirar fotografias, é pena não haver uma parte dedicada a isso.
Para não tentar fugir muito á temática do Pplware, e tornar a coisa viável, talvez fosse boa ideia criar uma secção de arte digital onde entre outras coisas, se poderia incluir claro a fotografia...

Cada user teria um tópico pessoal para colocar os seus trabalhos, receber o respectivo feedback, etc.
Não sei... é a minha sugestão a ver se a coisa avança!! Happy
(24-02-2009 18:32)patCRUZ Escreveu: [ -> ]Para não tentar fugir muito á temática do Pplware, e tornar a coisa viável, talvez fosse boa ideia criar uma secção de arte digital onde entre outras coisas, se poderia incluir claro a fotografia...

Amigo, lamento dizer-te mas, a fotografia é muito mais que arte digital!!! Hoje em dia, qualquer um com cerca de €200.00 faz fotos de qualidade profissional mas, não faz deles fotógrafos!
Na minha maneira de ver as coisas, a fotografia não é só o resultado final, mas sim, toda aquela magia de produzir esse mesmo resultado final.
A escolha da película correcta, o tempo de exposição, a abertura do diafragma, os banhos de revelação e fixação, etc... isso é fotografia.
Mas isto é também, apenas a minha opinião...

Agora, no que diz respeito ao forum, ok, que se fale apenas de fotografia digital...
É um facto que o modo automático faz milagres para muita gente. Com isso tenho que concordar.
(24-02-2009 23:36)Lápis Azul Escreveu: [ -> ]
(24-02-2009 18:32)patCRUZ Escreveu: [ -> ]Para não tentar fugir muito á temática do Pplware, e tornar a coisa viável, talvez fosse boa ideia criar uma secção de arte digital onde entre outras coisas, se poderia incluir claro a fotografia...

Amigo, lamento dizer-te mas, a fotografia é muito mais que arte digital!!! Hoje em dia, qualquer um com cerca de €200.00 faz fotos de qualidade profissional mas, não faz deles fotógrafos!
Na minha maneira de ver as coisas, a fotografia não é só o resultado final, mas sim, toda aquela magia de produzir esse mesmo resultado final.
A escolha da película correcta, o tempo de exposição, a abertura do diafragma, os banhos de revelação e fixação, etc... isso é fotografia.
Mas isto é também, apenas a minha opinião...

Agora, no que diz respeito ao forum, ok, que se fale apenas de fotografia digital...

Não leste bem o que disse ou fiz-me entender mal... que é o mais certo... LOL
Obviamente estamos num fórum... tratamos de coisas digitais, pela simples limitação que a plataforma nos apresenta. De um forma prosaica, arte digital é tudo o que é composto por dígitos e pode ser considerado como artístico, ou seja, que exprima sentimentos, transmita uma vivência uma mensagem, uma interpretação, ou queira pura e simplesmente dar a conhecer uma realidade. Referia-me a trabalhos de ilustração, manipulação/edição digital e claro também a fotografia. A ideia essencial no meu comentário anterior, era mostrar... dar um espaço para que cada um pudesse revelar algo de si... Uma vez esse espaço criado, claro que se poderia falar de questões técnicas, melhores praticas, etc.

Quanto ao teu ponto de vista, compreendo-o, mas sou de opinião um pouco contraria. Um fotografo não se faz pela técnica, ou somente desta, mas pela sua vivência e forma de captar o mundo... O resultado final, ou o prepósito da fotografia, é toda a sua densidade cultural, que começa nas escolhas de equipamento, enquadramentos, ângulos, cenários, temáticas... um pouco tal como mencionas-te. No entanto qual o problema de a trabalhar posteriormente para adensar significados? A imagem perde valor? O significado não o ganha? Seja numa maquina de 200€ ou numa de 2000€ o fotografo faz-se pela mensagem...

Como dizia Roland Barthes em, A Câmara Clara:
"Gostava que existisse uma Historia dos Olhares".

E estes olhares que o sejam aos olhos de cada um, na visão de qualquer um de nós...
Sempre ouvi dizer que, a máquina não faz o fotografo. E concordo, todo esse processo que ambos mencionaram é que faz o fotografo, mas temos que admitir que com o avanço tecnológico, há por aí muita gente que tem muito boas fotos e não percebe nada do modo manual. Obviamente não os considero fotógrafos, tal como nem a mim me considero. Já vi fotos estupendas tiradas em singelas máquinas analógicas das quais já ninguém dá grande valor por elas, e aí sim, é notório o conhecimento fotográfico, quando do nada surge tudo.
URL's de Referência