Forum Pplware

Versão Completa: Ver PC's na rede
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Caríssimos, bom dia!

Tenho uma questão que me assola à algum tempo, mas nunca consegui perceber efetivamente, porque acontece.

Na minha empresa tenho a rede estruturada da seguinte forma:

Modem-IPCOP(servidor dhcp)-switch-PC's (com ubuntu 10.04/winXP/Vista/7)

os PC's estão todos no mesmo grupo de trabalho, mas nas máquinas windows nem sempre consigo ver todos os pc's na rede, às vezes aparecem outras vezes não...(é transversal à versão do win). é certo que todos respondem pelo nome, mas não aparecem na "vizinhança na rede". (ex:Win7 vê sempre as máquinas com win7, mas nem sempre vê as máquinas com linux ou winxp)
IP's versao 4

isto é um problema? se sim, tem solução?
Obrigado!
Normalmente as máquinas Windows só conseguem ver as máquinas com as quais já comunicaram.

Deixa lá ver se te consigo explicar, uma vez que tens linux na tua rede consegues ver isso.

Ora. vais a consola e fazes.

sudo apt-get install netdiscover


Depois executas o comando #netdiscover.

O programa funciona na consola, e está constantemente a escutar a placa de rede para conseguir ver todos os pacotes que passam por ela...depois disso identifica o IP do equipamento e faz um fingerprint do mesmo dando o MacAdress e marca da placa de rede.

No windows a coisa funciona mais ou menos da mesma forma, ele vai pesquisando a rede e quando consegue comunicação lista o mesmo como um dispositivo de rede.

Se queres ver todas as máquinas disponíveis na tua rede, o ideal é fazer ping aos dispositivos da mesma e validar essa informação.
Se quiseres posso passar-te um pequeno script que tenho feito por mim que faz scan a rede, tenta adquirir mais algumas informações das máquinas, tais como portas abertas etc. (está feito para trabalhar em Linux/MacOS).

De referir ainda, que devido a uma mudança de política da Microsoft nos últimos tempos máquinas actualizadas por default deixam de responder a pings, logo não são detectadas desta forma.
se o objectivo é trocar ficheiros de umas maquinas para as outras a aplicação nitroshare é maravilhosa e multiplataforma , OSX, WIN, LINUX
(09-05-2013 16:43)Alenka Escreveu: [ -> ]se o objectivo é trocar ficheiros de umas maquinas para as outras a aplicação nitroshare é maravilhosa e multiplataforma , OSX, WIN, LINUX


Se eu tivesse lido há 2 semanas esta tua afirmação tinha mantido o Xubuntu/Mint 14 no portátil... Shy

É que uso um portátil na rede de casa para umas "transferências de ficheiros", coloquei-lhe o XP porque uso muito o UltraVnc para comunicar com ele porque este tem umas teclas que não funcionam Mr Green
acho que vi essa dica aqui no pplware , testei e nao quero outra coisa é fantástica mesmo Smile

basta arrastar o ficheiro para uma janela do nitroshare e escolher a maquina para onde enviar .

Wink
Smile

muito obrigado pelas dicas!

@RaCcOn - obrigado pelo script, pode ser sempre útil!
@Alenka - vou testar já! não conhecia esse programa!

A ideia aqui é apenas tentar perceber porque isto acontece(em particular no windows!), uma vez que é estranho procurar os pc's na rede e às vezes aparecem...outras não...podia ser alguma definição na rede ou outra coisa qq!
claro, se colocar no explorador do windows... \\NOME_MAQUINA, consigo aceder às pastas... é o que tenho feito até aqui...
URL's de Referência