Forum Pplware

Versão Completa: Rom/Android
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Ora muito boa tarde.
Não sei até que ponto é que isto é legal porque é um assunto bastante discutido mas eu na pesquisa não encontrei nada do que procuro.

Pretendo instalar uma ROM (Oficial/Não Oficial/Custom) no meu Siii.

Se isto não for legal, mais vale apagar JÁ o Post porque não quero que terceiros tenham algum tipo de problema devido ao meu comportamento.

Tenho cerca de 3 ou 4 questões que gostava que fossem respondidas.

Bem, o meu objectivo passa por melhorar a performance do meu SmartPhone e limpar-lhe todo o CrapWare que ele traz nativamente mas sem correr qualquer tipo de risco.
Já li algumas coisas (não sei se foi o suficiente, confesso) sobre o assunto. Li que precisamos de fazer um root ao SmartPhone, precisamos de fazer download da Rom, formatar o SmartPhone e por fim instalar.
Acham que vale a pena? Existem alguns riscos de transformar o SmartPhone num tijolo? Perco a garantia?

Grato, desde já, pelo tempo despendido.

Rui Faria.
Ora boa tarde...

É sempre bom saber que alguém gosta de mexer no seu smartphone e não se limitar ao que vem de fábrica, mas o Android é mesmo isso, liberdade, ao contrário de outras marcas.

Em relação a riscos, muito mas muito raramente acontecem problemas e normalmente existem sempre possibilidades de recuperação, seja instalar normalmente outra ROM ou flashando a ROM original.

Em primeiro lugar, terás de fazer ROOT ao dispositivo. Vai te permitir acesso total ao sistema e assim poderás instalar outra ROM que é o que pretendes.

Seguidamente, terás de escolher uma ROM a teu gosto. E aqui se calhar reside o maior problema. Há que há uma miríade de ROMs disponiveis e com tanta oferta é dificil escolher. Tanto ROMs a parecer originais, como ROM's completamente "limpas" a parecer mais uma ROM directa da Google.

Pessoalmente tenho um S2, e actualmente a ROM preferencial e que recomendo é a SentinelROM. É uma ROM baseada em CyanogenMod 10.1, super rápida e com a vantagem de ser bastante poupada na bateria. Esta ROM também suporta o S3 e outros dispositivos.

http://forum.xda-developers.com/
Aqui tens todo o suporte, ROM's, programas, tweaks, etc. para o teu dispositivo.

Recapitulando, mas esta informação costumas ter em todas as ROMs:

1. Efectuar Root, que normalmente instala um recovery para instalar ROMs e afins,
2. Fazer backup completo a tua ROM de origem, que serve sempre para voltares a instalar caso corra alguma coisa mal,
3. Download da nova ROM e respectivos Gapps (Google Apps),
4. Wipes totais ao sistema, limpeza basicamente,
5. Instalação da ROM nova e posteriormente Gapps,
6. Feito

Parece simples e normalmente é, a tudo correr bem não terás problemas.

De qualquer maneira, numa ROM não baseado em Samsung, perdes todos os programas da própria Samsung, muito bloatware, mas se não usas estão apenas a ocupar espaço.


Este post é muito geral e básico, mas é apenas um ínicio. Lê bem o fórum do XDA que tem a informação toda que necessitas, mas caso tenhas problemas e dúvidas, e que terás certamente estamos aqui para ajudar.
Desde já muito obrigado pelo tempo que gastaste para fazer este mini tutorial. Vou então procurar tratar disto ainda esta semana! Neste momento gostava de saber como é que posso fazer um back up da rom que tenho nesta momento, não vá eu fazer asneirada!
Como podes ver no mini-tutorial Mr Green, inicialmente terás de fazer ROOT ao dispositivo.

Normalmente, fica instalado automaticamente o ClockWorkManager (CWM) que é o programa que te permite fazer esse backup. Se não, terás de fazer o download do CWM e efectuar a respectiva instalação.

Depois, tens aqui um pequeno tutorial com essas informações:
http://www.redmondpie.com/how-to-backup-...-tutorial/
Existem outras opções, mas esta é bastante simples e fácil de executar.

Se quiseres fazer backup de apps que tenhas, individualmente ou todas de uma só vez, com ou sem dados (tipo um jogo em que já estejas avançado e queres continuar posteriormente), tens o TitaniumBackup.

Não leves a mal por não te "fazer a papinha" toda, mas já vi que queres aprender, és paciente e tens uma boa atitude, mas de qualquer maneira prefiro dar apenas umas luzes, direcções e ferramentas para poderes apreender por ti, mexendo no teu smartphone. Wink Dito isto, é da tua inteira responsabilidade tudo de mal e bem que possa acontecer com o teu smartphone.

Mexendo por ti próprio também é a melhor maneira de aprenderes e entenderes a cena das ROMs e o que te parece complicado, verás que é super simples quando tiveres estes conceitos enraizados. Wink

EDIT:

Tens aqui algo mais pormenorizado, explicado e em "português":
http://www.androidpit.com.br/pt/android/...e-Nandroid
URL's de Referência