Forum Pplware

Versão Completa: [HTML] Dúvida sobre o Doctype
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas, o titulo basicamente diz tudo... Não sei qual o objetivo de existir o "doctype".

Tipo, praticamente todos os sites (senão todos mesmo) que vejo têm essa tag no início, mas nunca soube qual a utilidade disso. Pelo nome, e respetiva tradução, diria que seja para indicar o tipo de documento ao browser que o está a ler, mas parece-me ser tipo... Inútil, já que tudo funciona normalmente sem aquilo (a não ser que isso seja para aquelas pessoas que não atualizam o browser à 10 anos, aí já pode haver algo que eu desconheça Tongue

Os professores só me respondem coisas vagas a esta questão e tipo, fico na mesma. Na internet (w3schools até que esclarece um pouco, mas...)


Ok, pelo que percebi até agora, esta tag (<!DOCTYPE>) serve apenas para indicar ao browser a tradução correta do conteúdo para ser visualizado pelo utilizador. Ficou abandonado com o HTML 5

Mas, sendo assim, qual a sintaxe?
Tenho este exemplo, mas gostava de chegar ao detalhe para finalmente ver se isto tem alguma vantagem ou não em implementar (já que pelo que alguns me dizem, é por isso que existe muito bug por ai) no documento
Código:
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.1//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml11/DTD/xhtml11.dtd">

Thanks Wink
Nada melhor como ir à fonte.

Para uma explicação simplificada (mas com acesso a mais informação) do que é e para que serve o doctype, vê aqui.

Para uma lista das definições correctas do doctype para as várias versões de html/xhtml, vê aqui.
Thanks Wink
URL's de Referência