Forum Pplware

Versão Completa: Montar PC para trabalho de edição [Resolvido]
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3
Boa Tarde,

Ando a pesquisar componentes para montar um pc com um performace que preencha as minhas necessidades.

Não é para jogar.

Trata-se de um pc para edição nos softwares da ADOBE como o After Effects, Cinema 4D, Max, etc.

Também irá trabalhar com grandes quantidades de informação, a nível de vídeo porque a edição dos videos estará em HD1080.

Isto tudo devido à minha formação académica.

Quem quiser sugerir todos os compotentes, sinta-se à vontade. No entanto tenho 2 requisitos. Plataforma 64bits AMD e orçamento base de 500€ (sem contar com monitor)

No entanto o que me traz aqui são para já duas questões:

- Estava inclinado em comprar uma placa gráfica de 2gb que é mais conselhada para jogos. Por isso mesmo, esperava um desempenho alto. No entanto pesquisando mais um pouco encontrei uma linha profissional.

Tive atento à ATI FIREPRO V4900 1GB DDR5 PCI-E. Não sei ver muito bem se valerá apena porque do que pesquisei não existem testes feitos a esta linha confiaveis.

Contra a essa está a ASUS HD7850 DC2 2GB DDR5 PCI-E que está mais apta para jogos. Mas esta tem uma grande analise e está bem recomendada.

Qual das duas é mais apropriada? Talvez nenhuma destas e tenham outra proposta mais em conta.

- Segunda questão estou com dificuldade em encontrar uma motherboard adquada e em conta para um processador AMD FX 8 CORE 8320 (3,5ghz)

Aguardo vossas respostas Smile
uma vez que é para edição de video podias considerar intel que tem melhor performance per core e maior performance bruta, no entanto esse AMD não é mau ainda para mais se lhe fizeres overclock mas precisas de board que suporte o TDP do mesmo e que o ajude a escalar, a gráfica para edição é melhor da série firepro devido à utilização da mesma mas ficas um tanto limitado pelo orçamento e como dizes que vais trabalhar com grandes quantidades de informação pondera a aquisição de um SSD de 128gb para o SO e programas que ajuda imenso no carregamento deles que não são propriamente leves e pensa em 16gb de ram no mínimo para os renders dos videos.
Qual vai ser o software mais utilizado para saber se tira melhor partido de OpenGL por parte das gráficas amd ou se tira partido do CUDA da nvidia?
Andre filipe

Obrigado pela ajuda. Estou afastado destes campos a alguns anos e muita coisa mudou. No entanto nao mudarei o procesador, sera amd, ate pode ser outro se for necesario mas sera amd.

Precisava que sugerises marcas e modelos especificos. Eu nao sei qual ssd devo usar nem conheco bem eses novos discos. Acho que saoo maaiis rapidos mas tem desvantaggens. Como a durabilidade e aguentam menos temperatura.

Sera para usar os programaas qque indiquei. Essses serao os mais utilizados. Ja agora se poderes podias me dar uma dica na motherboard. Talvez deva ter porta 3.0usb .. E a fonte de alimenttacao. Naoo sei quanta potencia deva ter. 500w talvez.

Aquele e o orcammento base. Pode haver um aumento de custo. Nao pode e sair muito daquele valor.

Tambem aceito sugestoes no monitor. Nese campo estou totalmente a leste.

Estou a ver os componentes na globaldata.pt nao ssei se conheces, os precos parecem ser em conta.
também vi lá uns preços mas para a utilização já ultrapassei os 500€ e isto sem contar com a gráfica mas podias utilizar a integrada do processador nos primeiros tempos e comprar uma dedicada mais para a frente quando sentisses mesmo necessidade dela assim como mais um kit de 8gb de ram
redefoca, como disseste, estás mesmo afastado "disto" à muitos anos e desfasado da realidade. O que pedes, pelo valor que pedes, é completamente irreal, nem para software tens orçamento quanto mais para o hardware.

Logo pela limitação do orçamento, creio ser essa a causa da "teimosia" pela AMD, pois em termos de performance a Intel está à frente. Performance por € é que não, aí está bem atrás.

Por isso julgo que não estejas à procura de performance e rapidez para o que pedes. Desculpa estar a "entrar forte", mas sinceramente 500€ mal dá para uma gráfica profissional minimamente em condições, mal dá para um monitor em modo e grande para esse efeito, etc etc etc!
Basicamente queres ir ao mais baratinho, prepara as doses de paciência com fartura. :mrgreen

Depois destes "bitaites" :mrgreen , tenho algumas questões para começarmos a despistar e a escolher componentes mais especificamente:

- É tudo material novo que vais comprar? Ou tens alguns componentes já?
- 500€ é apenas para a torre, completa?
- Orçamento que tens disponível: para software, para a torre, para o monitor, etc?
foi algo do género que quis dizer por palavras mais meigas na resposta que dei acima :/
(20-06-2013 11:13)LoRDByRon Escreveu: [ -> ]redefoca, como disseste, estás mesmo afastado "disto" à muitos anos e desfasado da realidade. O que pedes, pelo valor que pedes, é completamente irreal, nem para software tens orçamento quanto mais para o hardware.

Logo pela limitação do orçamento, creio ser essa a causa da "teimosia" pela AMD, pois em termos de performance a Intel está à frente. Performance por € é que não, aí está bem atrás.

Por isso julgo que não estejas à procura de performance e rapidez para o que pedes. Desculpa estar a "entrar forte", mas sinceramente 500€ mal dá para uma gráfica profissional minimamente em condições, mal dá para um monitor em modo e grande para esse efeito, etc etc etc!
Basicamente queres ir ao mais baratinho, prepara as doses de paciência com fartura. :mrgreen

Depois destes "bitaites" :mrgreen , tenho algumas questões para começarmos a despistar e a escolher componentes mais especificamente:

- É tudo material novo que vais comprar? Ou tens alguns componentes já?
- 500€ é apenas para a torre, completa?
- Orçamento que tens disponível: para software, para a torre, para o monitor, etc?

Olá Lorde,

Sim estou afastado destes assuntos a alguns anos mas penso que não é necessário tamanha explosão. Calma, o mundo não acabou. Numa frase podias ter dito que com esse valor não iria conseguir atingir os meus objectivos.

Eu sou teimoso é verdade, mas não me fecho a copas. Se consideras que o processador Intel é muito melhor, deixa-me dizer-te que até posso concordar contigo, mas a nivel de qualidade preço discordo.

Podes fazer sugestões, mesmo que seja tudo para processador intel ao valor que achas ideal. Esquece os 500 euros. Já agora aproveita e fala das placas gráficas que referi no inicio. As profissionais para edição, será uma boa aposta? E quais comprar?

(20-06-2013 13:23)Andre Filipe Escreveu: [ -> ]foi algo do género que quis dizer por palavras mais meigas na resposta que dei acima :/

Agradeço a tua meiguisse e agora o teu apoio. Aproveito para dizer que não faço questão de ter memoria grafica integrada. Nem sequer sugeri isso. Perguntei claramente. Até referi que esse valor era base. Pode aumentar se assim se justificar.

Se conheces este mercado sugere, só te fico grato por isso. Esquece os valores que referi.
Não foi explosão, calma, não entendas dessa maneira. Repara que coloquei muitas aspas. E não era a minha intenção parecer agressivo, novamente as aspas. Mas uma dose de realidade nunca fez mal a ninguém. :mrgreen

Quanto à parte da Intel vs AMD, eu referi isso do preço-performance, ora repara lá melhor. Wink
O processador que referes não é mau, longe disso, mas para o trabalho que referiste a Intel está bem longe, isso é um facto, não apenas uma opinião pessoal, mas claro, bastante mais cara. E caso estejas a perguntar, não sou fanboy da Intel, pois detesto-os, detesto monopólios e empresas com a mania, mas temos de ser realistas que a Intel tem bastante mais performance que a AMD neste momento.

Como te disse inicialmente, para 500€, crias apenas uma máquina profissional muito, mas muito fraca, sem performance e que necessitarás de bastante paciência para efectuares os teus trabalhos.

A questão da gráfica é pertinente, mas o conselho é veres a compatibilidade dos principais programas que usas, com gráficas ditas normais, para gaming, e poderás fazer uma melhor escolha, pois actualmente o suporte é bastante mais alargado e a performance é praticamente ela por ela com as profissionais. E aqui também entra a questão do preço.

Eu sempre disse que um computador de topo para jogos é um computador de topo para profissionais também, mas isso certamente são valores incomportáveis para ti.

No final do teu post referes para esquecer o preço, mas isso é impossível, pois tens opções baixas até milhares de €'s, se é que me entendes.

Ah, e não respondeste às minhas questões, principalmente a última.
(20-06-2013 11:13)LoRDByRon Escreveu: [ -> ]- É tudo material novo que vais comprar? Ou tens alguns componentes já?
- 500€ é apenas para a torre, completa?
- Orçamento que tens disponível: para software, para a torre, para o monitor, etc?

Não te posso elogiar pela explosão mesmo que tenha tido aspas e seja para "tomar a real", porque considero que não é caso para tanto. No entanto aprecio a tua visão porque já andei a navegar pelo teu site e achei interessante. Nota-se que tens a tua opinião formada pela experiência que tens com os equipamentos.

É verdade que existem valores e valores, não vou discutir muitos aspectos que abordas-te que não são muito coerentes, não a informação que disponibilizas-te mas a forma como a transmitis-te.

Respondendo as tuas perguntas, que desde já agradeço que as tivesses feito.

Penso comprar material novo por causa da garantia e porque é mais fiavel, no entanto se quiseres sugerir sites de material usado e que tenhas tido uma boa experiência, estou aberto a ouvir.

Sim, 500€ seria para a torre completa sem monitor. Não me interessa muito a placa de som, por isso posso dar um valor mais baixo, também não me interessa uma caixa com luzes e que apanhe voo durante a noite. A caixa será também um dos componentes que vou dar um valor baixo.

De resto preciso de ajuda. E agradeço-te por não falares em gráfica partilhada. Se o orçamento de 500€ é pouco para o que quero então tenho de reve-lo. É verdade que é a primeira vez que monto um pc com caracteristicas tão especificas e o pior é que ele não vai poder falhar.

Estamos a falar em softwares como o after effects e a sua renderização. Ou o cinema 4D. Estes softwares também não entram para o valor, o que estou a discutir aqui são só os componentes do pc.

Não sei se concordas comigo, podemos duplicar esse valor, no máximo ser 1500€. Só te pedia que se falasses das placas gráficas profissionais, que não são para game, saibas de facto o que estás a falar. Vou levar em consideração o que disseres. Infelizmente não existe muita informação acerca do assunto.

Por último fiquei sem preceber se consideras que aquele processador chega prefeitamente. Se poderes comenta a motherboard, preciso de uma que tenha porta usb3.0 e fiavel.
Em 1º lugar, agradeço os elogios.
Em 2º, peço desculpa então se realmente te pareceu que "entrei a matar", não era de todo a minha intenção, se fosse seria muito pior ou simplesmente ignorava o tópico. Wink

Vamos por partes.

Processador AMD FX-8320
http://www.anandtech.com/show/6396/the-v...300-tested
Está aí uma pequena review, aquando a sua introdução no mercado.
Sinceramente, é um bom processador para os valores a rondar os 150/200€, principalmente quando os 8 cores entram em acção, mas como podes ver em aplicações que não os usem, um simples i3 que é mais barato tem uma performance semelhante e a um valor pouco mais baixo.
Mas para o teu caso, é uma boa opção pois o futuro é multi-threaded e os 8 cores são ideais.

Motherboard
Aqui reside uma das principais diferenças comparativamente à Intel, tens boards muito mais baratas e a performance é praticamente igual, pois a arquitectura AMD é bastante simples.
ASUS é ASUS, em motherboards é uma das melhores escolhas, mais fiáveis.

A M5A99FX PRO R2.0 pareceu-me uma boa opção, devido a suportar 32GB de RAM e 4 gráficas, o qual para o futuro será uma boa opção de upgrade. Além de ter o chipset 990FX. Isto para valores por volta dos 150€.

Uma proposta relativamente mais barata, na ordem dos 100€, é a ASROCK - 970 EXTREME4, chipset um pouco mais baixo 970, menos uma slot para gráficas, mas o mesmo suporte para 32GB de RAM.

Ambas com USB 3.0, o que é mais que comum nos dias que correm.


Gráfica
http://www.anandtech.com/show/6137/the-a...iew-part-1
Infelizmente não encontro a parte 2, talvez a mais importante, mas na parte 1 fala muito sobre as gráficas em questão e o que elas podem fazer, etc. Testes é que népias.
Lê bem os comentários também, pois há muita opinião neste sentido.
A minha, pessoalmente, creio que ficarias bem servido com a 7850 ou até talvez algo mais barato, pois a utilização que irás fazer não é profissional ao máximo, nem creio que para agora vás ganhar dinheiro com isso, com o teu "trabalho", certo?
Posso dizer que não tenho experiencia na área que mencionas, mas em termos de hardware sim, e tudo se resume a números em termos de gráficas (da mesma marca) e se fores comparar as duas, verás que a 7850 será bastante superior à opção profissional que mencionaste, tanto pela parte de memória, como na parte de processamento, com quase o dobro dos shaders gráficos.

Quanto a caixas, placas de som, e ventoinhas e tal, sim, concordo plenamente, não necessitas de nada vistoso, nem luzinhas, nem aviões.

Quanto à fonte, aí não poupes, e assim por alto, 600/650w para cima, 800w para cima se futuramente pensares em colocar mais gráficas. Não poupes, pois é dos componentes vitais, é o que te alimenta o PC e uma boa fonte e estável e fiável, é das coisas mais importantes para o fim que desejas.


Com isto tudo, com a pesquisa que fiz, fiquei a saber um pouco mais sobre o "teu mundo" e pelo que leio discos rápidos e RAM com fartura é bastante importante, por isso investimento nesses componentes também.
Páginas: 1 2 3
URL's de Referência