Forum Pplware

Versão Completa: Ouvir música durante o estudo pode aumentar rendimento escolar
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Segundo um estudo Spotify: Ouvir música durante o estudo pode aumentar rendimento escolar, será verdade?

[Imagem: imagem_estudo_spotify.jpg]

Os milhares de estudantes que regressaram à escola e à universidade na semana passada deverão considerar em acrescentar um par de headphones à sua mochila: a mais recente pesquisa do Spotify revela que os alunos têm maior probabilidade de alcançar o sucesso académico se ouvirem música enquanto estudam.

A psicóloga Dra. Emma Gray, especialista em Psicologia Educacional no British Cognitive Behaviour Therapy e Serviço de Aconselhamento em Londres, foi convidada pelo Spotify a investigar o efeito que a música tem no estudo. A investigação revelou que é importante escolhermos a música adequada para a área de estudo em que nos estamos a aplicar, o que poderá ser o ingrediente certo para estimular a aprendizagem de uma área específica podendo inclusive aumentar a concentração.

Estudantes que ouvem música clássica com um ritmo de 60-70 batidas por minuto enquanto estudam conseguem atingir a média de 12% de pontuação em adição nos exames de matemática, o equivalente ao que costuma ser atingido ao longo de um ano inteiro. A melodia e o tom da música na música clássica, como na Fur Elise, de Beethoven, ajudam os alunos a estudar e a reter mais informação.

O hemisfério esquerdo do cérebro é usado para processar informação factual e resolver problemas, competências chave na Ciência, Humanidades e Línguas. Por outro lado, ouvir música com 50-80 batimentos por minuto, como a We Can’t Stop, da Miley Cyrus, e Mirrors, do Justin Timberlake, tem um efeito calmante sobre a mente, tornando-a mais propícia para o pensamento lógico, permitindo uma maior facilidade do cérebro em aprender e lembrar-se de novos factos.

Ao estudar para disciplinas como o Português, Teatro ou Artes, os estudantes utilizam o hemisfério direito do cérebro para processar pensamentos originais e criativos. A investigação demonstra que estes estudantes deverão ouvir a músicas de rock e pop mais emotivas, como a Firework, da Katy Perry, ou a I Can’t Get No (Satisfaction), dos Rolling Stones, o que produz um maior estado de ansiedade que aumenta a performance criativa.

Dr. Gray comenta: “A música tem um efeito positivo na mente, e ouvir o tipo de música correto pode na verdade melhorar o estudo e a aprendizagem. A música pode colocar-te numa melhor predisposição para aprender – de facto, estudantes que ouvem música podem fazer melhor que aqueles que não. Para matérias lógicas, como matemática, a música deve acalmar a mente e ajudar na concentração, enquanto que para matérias criativas, a música deve refletir a emoção que um determinado aluno está a tentar exprimir.”

Angela Watts, VP de Comunicação no Spotify comenta: “Com milhões de estudantes a utilizarem o Spotify, é excelente vermos o efeito positivo que pode ter nos seus estudos. Com a ajuda da Dra. Gray, criámos a playlist perfeita para ajudar estudantes a atingir as notas que ambicionam”.

A música perfeita para estudar:

- Playlist para estudar Matemática - Clássica

- Playlist para estudar Ciência, Humanidades e Línguas – 50-80 BPM

- Playlist para estudar Português, Teatro e Artes – Rock e Pop
Não acredito
URL's de Referência