Forum Pplware

Versão Completa: Problema com Toshiba A300D
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Boas

Um amigo meu pediu-me para tratar da saúde do portátil antigo dele, um Toshiba Satellite A300d-18A que precisava de formatação.

O primeiro problema aconteceu quando ao tentar fazer o backup do disco, já nas ultimas pastas o portátil desligou-se. Lá com algum esforço consegui acabar o backup do mesmo. Reparei também que ele aquecia imenso.

Iniciei então a formatação do mesmo, pus dvd do W7 e ele seguia normalmente a instalação mas ia abaixo, fez isso sistematicamente, aquecia imenso (já era prática normal deste portátil, sempre aqueceu muito!), então corri o memtest tudo ok, hdd regenerator tudo ok.

Decidi abrir e renovar a pasta térmica, tudo ok, camada de pó que estava no cooler era impressionante! Abri, limpei, pus pasta térmica e voltei a fechar, tudo ok mas o problema continuava.

Falta só referir um aspecto, este portátil deste meu amigo, já não tinha o carregador original, ele tinha um carregador universal, que a ponta estava degradada, tem que se dar um jeitinho para a luz aparecer no portátil. O carregador tem os requisitos que o portátil precisa, ou seja: DC 19V - 6.3A

A minha questão é, com um novo carregador com a ficha intacta vou conseguir recuperar este portátil ao meu amigo?

Faltou-me fazer algum teste para ver o que possa ser?

Desde já agradeço qualquer ajuda!
Acho que o portatil sofre do problema NEC TOKIN
O nec tokin 907 é um condensador defeituoso que a Toshiba colocou em alguns modelos da marca, incluindo os A300 series. Algumas marcas como Sony e Asus tambem usam esse condesador em alguns dos seus modelos.
Ao que investiguei, a Toshiba sabia do problema e nunca fez nada nem um recall do produto.
Este condensador situa-se na MB na face contraria do processador por baixo de uma chapinha metalica e tem que ser substituido.
Encontras no Google muita gente com esse problema e a explicar como o resolver. Claro que a substituíção só pode ser feita por um tecnico.
Espero ter ajudado.
Fiz a pesquisa no google e realmente parece ser mesmo o problema do condensador. O problema é que não tenho experiência nem conhecimento em como soldar, dessoldar, etc.
Vou ter que procurar um técnico na zona onde vivo a ver se consigo resolver este problema.
Obrigado pelo esclarecimento
O carregador original desse equipamento 19V - 4.74A Wink
Abri o portátil e reparei que este modelo em particular não tem um NEC, então por exclusão de partes, o problema deverá ser do jack da ligação do carregador, a ver se com 1 pingo de solda fica melhor e serve para reparação.

Ah e @RaCcOn, o carregador tem que ser de 19V - 6.3A Wink
É isso que diz no teu carregador?É que pela info do fabricante é 19V - 4.74A, não é que faça mal Smile
Até é o que diz por debaixo do portátil, daí ter comprado um de 6.3A Smile

Tenho é que mudar/reparar o jack e deve ficar bom outra vez, já me anda a comer o cérebro, sobretudo porque é um portátil de 1 amigo meu!
De facto é estranho, pois é essa a info que temos por parte do fabricante.

Qualquer das formas, parece-me ser um problema na motherboard, o qual certamente que tem reparação...só mesmo depois de uma analise da mesma é que sabemos como é natural.

Não querendo denegrir a imagem dos carregadores universais, mas desconfio sempre muito dos mesmos Wink
Só para dizer, que o problema deve ser de facto da motherboard, por exclusões de partes, não é o Jack do AC Power, não é do condensador NEC (este modelo não o tem), não é problema de disco, de memórias.
Penso que seja algo eléctrico na motherboard e isso já me ultrapassa por completo, por isso a não ser que se arranje uma motherboard usada a funcionar (o que não será barato) é um portátil para o lixo...
A motherboard terá quase sempre reparação.
Páginas: 1 2
URL's de Referência