Forum Pplware

Versão Completa: 12 ideias para melhorar o seu ambiente de trabalho
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Trabalhadores motivados são trabalhadores produtivos. E que tal criar um espaço de almoço para os funcionários?

Deixamos-lhe algumas ideias para melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa.

[Imagem: imagem_trabalhadores_motivados01.jpg]

Conjugar diversão e trabalho é uma questão que consegue apoiantes de cada lado. Mas até que ponto é que se podem misturar e juntos criar um melhor ambiente de trabalho?


Deixamos algumas dicas que poderá aplicar na sua empresa, à sua equipa de colaboradores. Terá no dia-a-dia, dos que consigo produzem, um ambiente descontraído e mais produtivo.

Espaços de descontração

No mundo empresarial, grandes nomes como a Google ou a Facebook optaram por ter ambientes de trabalho descontraídos e oferecer aos funcionários espaços ou actividades de diversão de que podem usufruir durante o horário de trabalho.

[Imagem: imagem_trabalhadores_motivados02.jpg]

Espaço de refeição

Por que não ter, no próprio escritório, um espaço de refeição com mesa e microondas – uma espécie de copa? Além de se poupar dinheiro ao trazer almoço de casa ainda se fomenta um bom ambiente de trabalho. As pessoas têm a possibilidade de passar algum tempo juntas e conversar sobre outras coisas além do trabalho.

[Imagem: imagem_trabalhadores_motivados03.jpg]

Horários flexíveis

Nas empresas de sucesso, acredita-se que o que importa é criar resultados, mostrar tarefas feitas e disponibilidade para o produto e para a sua melhoria. Por isso, é cada colaborador que decide o horário de trabalho que faz.

Algumas pessoas podem chegar mais cedo, outras mais tarde. E, se precisarem de sair mais cedo num dia, podem compensar noutro.

[Imagem: imagem_trabalhadores_motivados04.jpg]

Gestão de horário

Por vezes, são necessárias pausas, tirar a cabeça dos problemas e do stress e isso pode significar que algum tempo do dia de trabalho seja gasto em pausas. Tentamos dar a todos os funcionários a possibilidade de gerir o seu tempo e a parte dele que usam em intervalos.

[Imagem: imagem_trabalhadores_motivados05.jpg]

Liberdade de sair do escritório

A qualquer momento do dia, cada funcionário tem a liberdade de sair do escritório e ir tomar café, lanchar ou simplesmente espairecer. É da responsabilidade de cada um perceber quando pode ou não pode fazê-lo.

[Imagem: imagem_trabalhadores_motivados06.jpg]

O dia da fruta

Ter uma peça de fruta para comer a meio da manhã ou para complementar uma refeição é um mimo que se pode dar aos funcionários.

Acaba por não trazer grande despesa à empresa e ajuda a melhorar o estado de espírito de todos. Há empresas que implementaram as segundas-feiras da fruta na copa, para toda a gente. Corpo são, mente sã.

[Imagem: imagem_trabalhadores_motivados07.jpg]

Saídas em equipa

Promova regularmente, talvez uma vez por mês, espontaneamente, uma saída da equipa para, toda junta, almoçar fora. Pode ser sushi, hamburgueres, pregos ou francesinhas, ou só tomar um café ou comer uma fatia de bolo; o que importa é todos juntos poderem partilhar esse momento.

[Imagem: imagem_trabalhadores_motivados08.jpg]

Roupa informal

Numa empresa moderna, cada pessoa veste-se e calça-se como achar apropriado. Não há regras quando a vestuário. Se no seu caso for obrigatório usar roupa mais formal, opte, por exemplo, por deixar a sexta-feira livre de reuniões. Passa a ser um dia por semana em que os funcionários podem ir mais descontraídos para o trabalho.

[Imagem: imagem_trabalhadores_motivados09.jpg]

Kit de boas-vindas

No primeiro dia de trabalho de um colaborador ofereça-lhe um presente de boas-vindas. Vai fazer com que o colaborador se sinta integrado e ‘vista a camisola’. Pode ser uma caneca, uma camisola da empresa ou uma agenda. Qualquer mimo fará diferença e causará um bom primeiro impacto.

[Imagem: imagem_trabalhadores_motivados10.jpg]

Internet sem limitações

Para pessoas que lideram equipas, pessoas com visão, é importante trabalhar, contudo... trabalhar com vontade é muito mais importante. E disso depende muito um ambiente de trabalho descontraído.

Não limitar o acesso a nenhum site a nenhuma hora do dia. Cabe a cada um perceber o que deve ou não ver e quando o deve fazer. Se preferir, permita o acesso a todas as páginas apenas durante a hora de almoço.

[Imagem: imagem_trabalhadores_motivados11.jpg]

Festas da empresa

A altura de juntar a equipa não é só no Natal. Tente fazer de várias épocas do ano oportunidades para juntar toda a gente e permitir convívio fora do ambiente de trabalho. O Verão, o Magusto ou os Santos são sempre boas ocasiões. Promove o espírito de equipa.

[Imagem: imagem_trabalhadores_motivados12.jpg]

Confiança

Na base de tudo isto está, e tem mesmo de estar, a confiança. No fim de contas, o que importa realmente? Ter trabalhadores motivados, felizes, a gostarem do que fazem e a serem reconhecidos pelo seu trabalho ou trabalhadores presentes na empresa 8 horas por dia, por sentido de obrigação?

[Imagem: imagem_trabalhadores_motivados13.jpg]

Tudo isto resulta em união e espírito de equipa entre as pessoas que partilham o mesmo espaço e os mesmos objectivos, dia após dia.
Colaboradores motivados são colaboradores produtivos.

Esta é, provavelmente, a correcta filosofia e começa a ser a filosofia de muitas empresas.

in invoicexpress.com blog
URL's de Referência