Forum Pplware

Versão Completa: Estudo Ibérico de desenvolvimento de apps
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Empresas de Portugal e Espanha melhoram a qualidade das suas soluções em 19% quando adoptam DevOps

As que implementaram DevOps, registaram um aumento de 23% na rapidez das entregas de software, um aumento de clientes em 13% e uma redução de 10% nos gastos em desenvolvimento e operações, segundo o estudo da CA Technologies

[Imagem: imagem_ca_technology.jpg]

A CA Technologies (NASDAQ:CA) apresentou as conclusões de um estudo sobre DevOps que mostra que as empresas portuguesas e espanholas aumentaram a qualidade das suas aplicações de software em 19% com a utilização de DevOps.

DevOps é uma metodologia que visa fomentar a colaboração entre as equipas que desenvolvem e testam as aplicações (Dev), e as equipas que as mantêm nos seus ambientes de produção (Ops). Para saber mais sobre a adopção de DevOps, a CA Technologies pediu um estudo à empresa Vanson Bourne, que realizou um inquérito a 1300 responsáveis pela tomada de decisões em TI, de 21 países, entre os quais Portugal e Espanha.

O estudo, intitulado TechInsights Report: What Smart Businesses Know About DevOps, indica que a utilização da metodologia DevOps permitiu às empresas inquiridas em Portugal e Espanha obter uma melhoria no negócio entre 5% e 25% a nível de aumento de receitas, rapidez na entrega de software ou serviços, número de clientes e colaboração entre departamentos, entre outros benefícios.

Em ambos os países, a utilização de DevOps trouxe importantes vantagens económicas para as empresas. Além de levar a um aumento das receitas em 25%, os inquiridos que utilizam DevOps assinalaram uma melhoria de até 13% no seu negócio, a qual é refletida em mais clientes, oportunidades de inovar com novos serviços e menores gastos em desenvolvimento e operações.

Por outro lado, mais de um terço das empresas (36%) utilizam ou preveem utilizar DevOps, enquanto 43% dos inquiridos reconhece que a implementação de uma estratégia DevOps é agora mais necessária.

A colaboração está a impulsionar a procura por DevOps. Cerca de 38% estão a implementar DevOps devido às pressões das linhas de negócio para lançar aplicações de forma mais rápida. Os possíveis obstáculos para uma implementação DevOps estão relacionados com a forma como está organizado o negócio e com questões relativas aos orçamentos. O principal obstáculo é a complexidade organizativa – envolvimento de demasiadas pessoas ou departamentos e interdependências excessivas –, que é apontado por 47% dos inquiridos em Portugal e Espanha. A falta de compreensão das fases de todo o ciclo de desenvolvimento e de quem é responsável por cada uma delas foi apontada por 35%, e a falta de budget ou falta de clareza sobre que orçamento cobre cada elemento foi apontado por 32% dos inquiridos.

"A CA Technologies tomou a liderança na identificação dos benefícios e desafios da adopção de DevOps", apontou José Ferraz, Sr Solution Strategist, CA Technologies. "O estudo apresenta uma imagem clara do que as empresas podem esperar ganhar ao adoptar a nova estratégia e a transformação na sua organização de TI. DevOps está a passar da teoria para um enfoque estratégico essencial para todas as empresas”.

Metade das empresas inquiridas na Península Ibérica (52%) vai medir o sucesso da sua estratégia DevOps em função de factores internos, como menores custos, menor número de erros (bugs), melhoria de eficiências, maior retorno do investimento e melhoria da colaboração entre departamentos, entre outros. Cerca de 26% vai avaliar o êxito em função de métricas de negócio de carácter externo, como o aumento das receitas, tempos mais curtos de lançamento de produtos para o mercado, melhoria da posição competitiva e melhoria da experiência do cliente.
URL's de Referência