Forum Pplware

Versão Completa: janela desenvolvida por portugueses poupa 20% de energia
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Um consórcio de fabricantes e fornecedores de janelas e sistemas de ventilação da Europa, juntamente com a Universidade do Minho, criou uma nova tecnologia eficiente, em termos energéticos, de janelas de recuperação de calor, para a reabilitação de edifícios residenciais e comerciais. No inverno, as janelas e a ventilação são uma fonte significativa de perda de calor, especialmente em edifícios mais antigos, e esta inovação resolve esta questão. As janelas CLIMAWIN têm também uma função de arrefecimento automático adequado para o tempo quente, reduzindo a necessidade de ar condicionado, tornando-as adequadas para todos os climas.

[Imagem: imagem_climawin1.jpg]

Como funciona

"As janelas são uma enorme fonte de perda de calor num edifício. A nossa inovação é, efetivamente, um sistema de ventilação de recuperação de calor. Os resultados dos testes demostram que um edifício equipado com janelas CLIMAWIN irá melhorar o seu desempenho energético entre 18 a 24% ", revela o representante do projeto Brian O'Brien, da Solearth Ecological Architecture.

E acrescenta: "Em climas frios, o CLIMAWIN irá melhorar o conforto através do pré-aquecimento do ar de ventilação das fachadas norte, leste e oeste, e usando o ganho solar na fachada sul. Para climas mais quentes, tem uma função de arrefecimento automático que permite a entrada da luz do dia, mas reduz o calor solar indesejado. Através da otimização do isolamento térmico, dos ganhos de energia solar e do controlo de luz, a janela melhora significativamente a eficiência energética e conforto térmico em edifícios residenciais e comerciais que atualmente não têm sistemas de ventilação eficientes.”

[Imagem: imagem_climawin2.jpg]


A janela foi desenvolvida por parceiros de quatro países - Dinamarca, Alemanha, Irlanda e Portugal – num projeto de pesquisa e desenvolvimento financiado pela UE denominado CLIMAWIN. A janela de alta performance pré-aquece o ar de ventilação de entrada, alimentado por células solares, e é regulada automaticamente a partir de sensores nos quartos. Esta inovação tem inúmeros recursos que oferecem vantagens claras em relação às tecnologias de janelas e ventilação existentes. Estes incluem um alto isolamento térmico, aberturas reguláveis para entrada de ar controlada, um quadro de duas camadas de vidros, filtros de ar, sistema electrónico integrado e comunicações sem fio entre os sensores do quarto e as janelas. É, simultaneamente, uma funcionalidade de pré-aquecimento e arrefecimento automático para todos os tipos de climas.


Sobre o CLIMAWIN

CLIMAWIN é um avançado sistema de janelas de ventilação desenvolvido pela Solearth Arquitetura em Dublin, Irlanda, Rauh Fenesterbau em Sassendorf, Alemanha e Chifre Vinduer em Lunderskov, Dinamarca, com R&D do Instituto Fraunhofer, Universidade de Aalborg, na Dinamarca e da Universidade do Minho, Portugal, financiado pela União Europeia em 2012. No total, os parceiros do projecto terão recebido 1.4 milhões de euros do orçamento da União Europeia.

O projeto CLIMAWIN foi direcionado principalmente para o setor da reabilitação, especialmente dos edifícios mais antigos, em que os sistemas de ventilação eficientes energeticamente são raros. Graças à sua dupla capacidade de otimizar a qualidade do ar interior e maximizar a eficiência térmica, espera-se que a janela CLIMAWIN sirva de encorajamento à aceitação dos edifícios de energia zero (ou casas passivas).

As janelas de ventilação CLIMAWIN estarão disponíveis em toda a Europa no final de 2014, em madeira, alumínio e versão aluclad e serão fabricadas na Dinamarca e na Alemanha. O sistema é comercializado através do site http://www.climawin.eu. CLIMAWIN está interessada em desenvolver parcerias de licenciamento com empresas que desejam incorporar a tecnologia CLIMAWIN e know-how em seus catálogos de produtos

Homepage: CLIMAWIN
URL's de Referência