Forum Pplware

Versão Completa: caso estranho de gráfica ou monitor ou cablagem ou etc...
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
boas
está aqui um caso complicado -

tenho 1 maquina com 1 grafica ASUS Nvidia GTX570 e tenho um monitor "velho" - lg flatron l192ws
na altura, quando comprei a maquina, na loja (n vou especificar nome) o gajo deitou acidentalmente fora o adaptador dvi-vga que vinha com a grafica  e deu-me um que utilizava numa maquina para reparaçao
como tava com pressa e tal trouxe a maquina embora
chego a casa, ligo tudo, conecção do monitor é apenas VGA, ligo o adaptador ao cabo e tal...
quando me deparo, ao jogar e ou a puxar mais pela grafica, vejo umas ondulações no monitor (coisa que não fazia com a maquina antiga)
na altura (isto a coisa de dois anos atras +/-) , pesquisei e notei que com o vsync activo, e com o monitor a 60hz essas ondas eram menores mas ondulavam um pouco
pensei que poderia ser uma questão do adaptador (como era um adaptador de uma maquina de reparaçoes, poderia ser o adaptador frito)
deixei andar durante estes anos, maioria dos jogos com vsync e tal e siga
embora sempre me chatea-se com isso
(confesso que tambem cheguei a formatar maquina (as vezes sempre que ntrava no windows a grafica "disparava" e ficava sem imagem, tinha uns barulhos esquesitos (as ventoinhas pareciam que ou estavam ao maximo ou ao minimo isto em espaço de segundos, dava me cabo da memoria virtual, e outros problemas) mas afinal era má conecção com a board)
mais uns tempos a actualizar drivers e assim e tudo na mesma
sempre a mexer nas configs do vsync (agora temos vsync adaptativo) e nada

até que decidi comprar 1 outro adaptador numa loja de eletronica
adaptador original DVI-D, novo a mesma coisa
ora espanto meu, troco o adaptador para o novo, ligo a maquina, e a resolução em 800*600 em vez dos 1440*900 que tinha
começo a ver as configuraçoes, "monitor não reconhecido", toca a testar adicionar manualmente a resolução (pois este não a detectava) e a imagem ficava uma porcaria
pensava eu que era do adaptador novo, troco po original, e funcionava bem (tirando o tal problema das ondas, que confesso que não testei no pc com 800*600 no adaptador novo, ate porque os jogos ja tavam todos configurados com 1440*900 e ia ter erros ao correr os jogos)

reinstala drivers apenas (n formatei por axar não necessario e alem do mais tenho coisas para fazer backup ainda)
pensei que poderia ser o adaptador novo que n fosse bom

ora
acontece que esta semana, numa loja de informatica, comprei outro adaptador
tambem dvi-d

(curioso que todos os adaptadores novos que comprei pareceu-me que ficaram com 1 PIN mais para dentro, embora em pesquisas no google veja esse pin 1 pouco mais para dentro)

ligo esse novo adaptador e o resultado é o mesmo
monitor não reconhecido (o 1 adaptador que me foi dado sempre reconheceu o monitor)

isto tudo é muito esquesito de facto. sendo os 3 adaptadores iguais supostamente deveriam os 3 de reconheçer o monitor

ainda não troquei o cabo vga, estou seriamente a pensar em comprar 1 monitor maior embora acabe por ver que a nivel de tempo de resposta e capacidades em mhz acabam muitos por serem iguais ( e este monitor por uns dias andava a fazer aquele barulho das lampadas flurescentes, anunciando a sua morte, embora ainda continue a funcionar e sem fazer o barulho, e estranhamente uma vez só me fez o barulho apos entrar no windows com a resolução em 1440*900)

entretanto, sempre que testei a grafica durante jogos a temperatura nunca esteve alta, o maximo rondava os 40/50º, o que até achei bem "frio"



obs1 - ainda não experimentei com uma TV que tenho aqui, tem entradas HDMI e tambem VGA (penso que n tem dvi)
obs2 - tenho testado o monitor a 75hz


estando isto complicado, que me recomendam?
entretanto: troquei de monitor e de cabo - faço ligação agora por HDMI e não estou a notar as tais ondas
caso resolvido, mas penso que nunca saberei a resposta em concrecto sobre o que se passou.
URL's de Referência