Forum Pplware

Versão Completa: FCA apresenta: “Segurança em Redes Informáticas”
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Com a expansão do digital e o crescimento dos ataques cibernéticos, é fundamental estar protegido e dominar os protocolos de segurança 

A FCA – Editora de Informática, do Grupo LIDEL, apresenta o livro “Segurança em Redes Informáticas – 4ª Edição Aumentada”. O clássico da segurança explica os perigos e vulnerabilidades das máquinas e redes ligadas à Internet, e demonstra como alguns riscos de ataques podem ser minimizados, através de medidas de proteção mais ativas e eficazes. 



[Imagem: livro_01_thumb.jpg]

Atualmente, a maioria dos computadores pessoais e profissionais está ligada à Internet de forma intermitente ou permanente. Contudo, em ambos os casos, os utilizadores pouco sabem objetivamente dos riscos de segurança a que estão expostos. 

Com uma linguagem prática e acessível, este livro ajuda os gestores das máquinas e redes a identificar os seus problemas de segurança e a perceber o alcance das políticas de proteção e mecanismos para esse efeito. Enquadrando-se numa área tão específica, esta obra é perfeita para utilizadores/administradores de redes locais domésticas ou de PME e estudantes desta disciplina. 

Para preparar o leitor para as questões de segurança, o autor André Zúquete aborda sumariamente os aspetos relacionados com o funcionamento da Internet e das redes locais, como é o caso da resolução de nomes DNS (Domain Name System) e da resolução local de mapeamentos entre endereços IP e endereços MAC (Medium Access Control). O livro aborda também as técnicas criptográficas mais usadas, tendo em conta as políticas de gestão de chaves assimétricas e certificados de chaves públicas.

Esta nova edição inclui um capítulo dedicado a Protocolos de Autenticação de pessoas e sistemas em redes informáticas e as formas de a realizar, e um outro com Perguntas de Exames, disponível no site da FCA, para facilitar a preparação dos estudantes.

Em “Segurança em Redes Informáticas – 4ª Edição Aumentada” poderá explorar os seguintes temas: 

  • Criptografia
  • Gestão de Chaves Públicas (incluindo o Cartão de Cidadão)
  • Vulnerabilidades em Máquinas de Sistemas Distribuídos
  • Vulnerabilidade em Redes Locais e de Grande Escala
  • Firewalls
  • Sistemas de Deteção de Intrusões
  • Redes Privadas Virtuais (VPN)
  • Segurança em Redes Sem Fios 802.11 (WLAN ou Wi-Fi)
  • Protocolos de Autenticação.
URL's de Referência