Forum Pplware

Versão Completa: Check Point descobre vulnerabilidade crítica na Wikipedia.org
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A Check Point Software Technologies Ltd. líder em soluções de segurança para Internet, revela a descoberta de uma vulnerabilidade crítica na conhecida plataforma web de código aberto MediaWiki, utilizada para criar e manter sites “Wiki”. A plataforma MediaWiki é actualmente a sexta mais visitada do mundo, com mais de 94 milhões de visitantes únicos por mês.

Os investigadores da Check Point descobriram que esta vulnerabilidade crítica deixou exposto o MediaWiki (Versão 1.8 e seguintes) à execução remota de código (RCE), de modo que um atacante poderia obter o controlo completo do servidor web. 

[Imagem: wikipedia.jpg]


Imediatamente após a descoberta, a Check Point alertou a Fundação WikiMedia acerca desta vulnerabilidade e, despois de uma verificação, a própria Fundação publicou uma actualização e correcções para o software MediaWiki. Além disso, o fabricante proporcionou as protecções actualizadas aos seus clientes de todo o mundo juntamente com a actualização de software da Fundação WikiMedia.  [/size]

Principais conclusões:
  • Se a vulnerabilidade não tivesse sido descoberta, um teria sido capaz de controlar o servidor web da Wikipedia.org, ou de qualquer outro site “Wiki” que fosse executado a partir do MediaWiki, e poderia ter injectado e servido código malicioso a qualquer dos utilizadores que visitam estes websites.
  • A Fundação WikiMedia lançou uma actualização de software despois de conhecer esta vulnerabilidade e aconselhou todos os clientes MediaWiki a aplicar a correcção assim que possível.
  • Desde o ano 2006, esta é apenas a terceira vulnerabilidade RCE encontrada na plataforma MediaWiki. 
O grupo de investigadores da Check Point apresenta regularmente avaliações feitas a software de utilização comum para garantir a segurança dos utilizadores da Internet em todo el mundo. Os clientes com o sistema de Prevenção de Intrusões (IPS) da Check Point recebem automaticamente as detecções das vulnerabilidades localizadas. [/size]

“Uma única vulnerabilidade numa plataforma amplamente adoptada é suficiente para que um hacker seja capaz de se infiltrar e causar graves danos. O grupo de investigadores de vulnerabilidades da Check Point dedica-se à busca destes riscos de segurança e encarrega-se de implementar as protecções necessárias em tempo real para proteger a Internet. Estamos satisfeitos com o facto de a plataforma MediaWiki estar já protegida contra ataques a esta vulnerabilidade, que teria causado grandes riscos de segurança para os milhões de utilizadores “wiki” diários deste website”, destacou Dorit Dor, vice-presidente de Produto da Check Point.
URL's de Referência