Forum Pplware

Versão Completa: Toyota vai recolher 730 Prius híbridos em Portugal para atualizar "software"
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A Toyota vai recolher em Portugal 730 automóveis de modelo Prius híbrido, para atualizar o sistema de "software", já que a marca japonesa descobriu que este pode provocar a paragem do veículo em andamento.

"A campanha técnica visa fazer uma atualização do software" e será feito "apenas nos Prius de terceira geração, ou seja, [nos carros fabricados] entre março de 2009 e fevereiro de 2014", explicou à agência Lusa o responsável pela relações públicas da Toyota Caetano, António Costa.

[Imagem: toyota_02.jpg]

De acordo com a mesma fonte, a Toyota Caetano Portugal vai contactar, por carta registada, todos os proprietários com viaturas deste modelo, sendo que "a campanha de serviço é meramente preventiva".

A marca japonesa anunciou, esta quarta-feira, que vai recolher 1,9 milhões de carros do modelo Prius em todo o mundo devido a um problema do sistema híbrido que pode provocar a paragem do automóvel em andamento.

O defeito foi detetado no modelo mais recente da gama Prius, ou seja, nos veículos fabricados entre 2009 e fevereiro de 2014 e cujo motor é alimentado por um sistema híbrido, funcionando tanto a gasolina como a eletricidade.

"No pior dos casos, a viatura pode parar enquanto está em andamento. Consideramos que isso é um potencial problema de segurança, o que explica a decisão de recolher" os veículos, explicou um porta-voz da Toyota, citado pela agência de notícias francesa AFP.

Na maioria dos casos, o problema causa uma perda de potência, mas que não impede o andamento do carro, admitindo a empresa que possa "ir perdendo velocidade até parar".

A Toyota adiantou ter sido alertada para cerca de 400 casos no Japão e nos Estados Unidos, acrescentando que não foram registados quaisquer acidentes ou ferimentos.

A recolha será feita a cerca de um milhão de viaturas no Japão, 700 mil nos Estados Unidos e 130 mil na Europa, dos quais 730 em Portugal.

A marca adiantou que o problema foi provocado pelo "software" do controlo do sistema híbrido, que, quando é muito usado, "pode levar o automóvel a entrar em modo de segurança, limitando a potência disponível para a condução", referiu.

Via JN
Curioso, não sabia que estes carritos estavam com estes problemas de software. Imagino quantos não terão tido de recolher nos estados unidos!
URL's de Referência