Forum Pplware

Versão Completa: Serviço MySQL na nuvem
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas.

Estou a fazer uma aplicação em Python que deverá enviar e receber dados a partir de uma base de dados MySQL. Como a aplicação poderá ser utilizada em diferentes máquinas, mas o acesso será feito sempre à mesma BD, penso que a solução preferivel será se a mesma estiver na nuvem. Assim pergunto:

1) Será a nuvem uma boa solução ou sugerem outra?
2) A ser uma boa solução que serviços existentes, grátis e se possivel simples de implementar e utilizar me sugerem ?

Obrigado.
Se a aplicação é para funcionar fora de uma intranet, por questões de segurança acho que seria melhor fazeres uma aplicação que iria tratar de receber e enviar dados para as várias outras aplicações e a qual seria a única a ter contacto com o servidor mysql, estando esta aplicação e o mysql na mesma rede interna.

Isto porque ter um servidor mysql directamente exposto à internet é estar a pedir chatices desnecessárias a nível de segurança.
(14-02-2014 15:01)Corvus Escreveu: [ -> ]Se a aplicação é para funcionar fora de uma intranet, por questões de segurança acho que seria melhor fazeres uma aplicação que iria tratar de receber e enviar dados para as várias outras aplicações e a qual seria a única a ter contacto com o servidor mysql, estando esta aplicação e o mysql na mesma rede interna.

Isto porque ter um servidor mysql directamente exposto à internet é estar a pedir chatices desnecessárias a nível de segurança.

Compreendo os problemas de segurança inerentes ao ter os dados na nuvem. Mas desta forma seria mais fácil para todas as aplicações e em qualquer local poderem aceder aos dados, pois poderá haver a necessidade de se estar fora da rede interna.

Porque a ideia seria ter uma base de dados unica que está a receber e guardar valores, indo depois a aplicação (que poderá estar instalada numa máquina em qualquer local) carregá-los de lá e apresentá-los. Dai a ideia da nuvem ser uma opção.
Não entendeste o que eu disse. Continuas a ter os dados acessiveis de todas as aplicações espalhadas pela net, apenas elas não vão comunicar directamente com o mysql mas sim com uma aplicação central.

[Imagem: OOIbJZF.png]
O que tu estás a querer fazer é o que está na parte de cima do desenho (que chamar gráfico a isto é pedir demais Wink). O que eu estou a sugerir é o que está na parte de baixo.

Basicamente é isolar o mysql server do exterior da rede de modo a aumentar a sua segurança. Não sei que tipo de dados irás manipular, mas eu não gostava nada de ver dados privados ou sensíveis assim tão fácilmente acessíveis do lado de fora.
Eu percebi a tua ideia e que a mesma permite ter o que quero, mas sem as desvantagens de segurança da nuvem. Aqui os dados correspondem a valores obtidos de sensores de algumas medidas, não passa por dados sensiveis, pessoais, etc.

O que indicas é mesmo ter uma aplicação que vá gerir os dados, aos quais as aplicações posteriormente irão aceder para os poder apresentar.

E se por acaso tiver que inevitavelmente utilizar uma solução em nuvem para este efeito qual o serviço (gratuito) que me aconselhas a utilizar ? 
Não te sei aconselhar serviços de nuvem. Embora desenvolva aplicações do género da que estás a referir, usamos servidores fisicos da empresa para o armazenamento e processamento da informação.

E nota que a questão da segurança não tem a ver com usar nuvem ou servidor próprio, apenas com o facto de não ter o servidor MySQL "aberto" à internet.
(14-02-2014 18:15)Corvus Escreveu: [ -> ]Não te sei aconselhar serviços de nuvem. Embora desenvolva aplicações do género da que estás a referir, usamos servidores fisicos da empresa para o armazenamento e processamento da informação.

E nota que a questão da segurança não tem a ver com usar nuvem ou servidor próprio, apenas com o facto de não ter o servidor MySQL "aberto" à intEu pece

Eu percebo o teu ponto de vista sobre essa situação, mas eu é que não sou nenhum expert na programação e utilizando um serviço em nuvem poderia-me facilitar a vida ao não ter que criar uma aplicação que funcione como 'servidor' para as restantes.

Mas vou investirgar a forma como me indicas e ver o qu consigo fazer.

Obrigado.
Entretanto estava a pensar no seguinte: estes dados seriam recebidos para uma bd MySQL que estaria por exemplo num raspberry pi como web server. Se dando um ip estatico ao mesmo, poderia disponibilizar esta bd por forma a ser acedida através da internet remotamente, correto ? Poderia assim tendo a aplicaçao em outra maquina ir buscar os valores que preciso à bd remota (utilizando uma vpn por exemplo) ou seria algo um bocado 'estupido' de fazer ?
Podes, mas vou continuar a "bater no ceguinho": Não deixes acessível da net algo que não precise obrigatóriamente de o ser Wink
(15-02-2014 16:49)Corvus Escreveu: [ -> ]Podes, mas vou continuar a "bater no ceguinho": Não deixes acessível da net algo que não precise obrigatóriamente de o ser Wink

Claro, tens toda a razão nisso. Mas como não serão dados sensiveis, a coisa minimiza nos riscos. É só para poder ter uma solução que consiga eu fazer, como disse não sou muito versado em programação.

Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.
URL's de Referência