Bom dia,
Numa perspetiva empresarial, para trabalhar com documentos em colaboração com outros colegas, nomeadamente em MS Word, as opções típicas são o Office 365 e o Google Docs. No entanto estas opções trabalham nativamente com a sua respetiva área na cloud, SkyDrive (passou agora para OneDrive) e Google Drive.
Tendo em conta as várias problemáticas de um espaço na cloud, como por exemplo, responsabilidade desse espaço no caso de haver dados apagados e/ou corrompidos, segurança dos dados armazenados, entre outros ..., é possível mudar esta localização nativa na cloud, para um NAS ou servidor?
Que opções existem?
Obrigado
(20-02-2014 15:46)nioxys Escreveu: [ -> ]Olá
Os NAS da Synology permitem criar um serviço cloud "privado", não sei é se tens acesso a ferramentas para trabalhares com os documentos, deverá ser apenas um serviço de armazenamento/sincronização. É uma questão de analisares.
Mais informação nos seguintes links,
Synology - Cloud Station
Synology - How to use Cloud Station to sync files between Synology NAS and Windows computers
Também disponibilizam Cloud Station Client para Mac.
Obrigado.
O que o Synology faz é sincronizar várias pastas em vários computadores com a tal pasta virtual do NAS (Cloud Station).
O que pretendo é mesmo a nível de produtividade em colaboração, isto é, trabalho simultâneo de vários colaboradores no mesmo documento e numa localização partilhada mas privada (NAS/Server/outro...)
Penso que as Web Apps para trabalhar com o Office estão disponíveis apenas com o Microsoft SharePoint ou online via OneDrive. Em relação ao Google Drive, não há dúvidas que as ferramentas de trabalho são apps exclusivamente online.
(20-02-2014 12:01)Electrao Escreveu: [ -> ]
Tendo em conta as várias problemáticas de um espaço na cloud, como por exemplo, responsabilidade desse espaço no caso de haver dados apagados e/ou corrompidos, segurança dos dados armazenados, entre outros ..., é possível mudar esta localização nativa na cloud, para um NAS ou servidor?
Não é facil. Mas eu penso que ter os documentos no google-drive é mais seguro que tê-los numa nuvem local gerida por mim.
(21-02-2014 23:38)Jose Simoes Escreveu: [ -> ] (20-02-2014 12:01)Electrao Escreveu: [ -> ]
Tendo em conta as várias problemáticas de um espaço na cloud, como por exemplo, responsabilidade desse espaço no caso de haver dados apagados e/ou corrompidos, segurança dos dados armazenados, entre outros ..., é possível mudar esta localização nativa na cloud, para um NAS ou servidor?
Não é facil. Mas eu penso que ter os documentos no google-drive é mais seguro que tê-los numa nuvem local gerida por mim.
e porque razões no Google Drive será mais seguro?
(22-02-2014 02:13)Electrao Escreveu: [ -> ] e porque razões no Google Drive será mais seguro?
Porque são profissionais no assunto, têm muito mais recursos, humanos e materiais, mais experiência, e se a coisa falhar vão à falência
(24-02-2014 11:20)Electrao Escreveu: [ -> ]Não são argumentos suficientes para mim... E não devo ser o único com este tipo de preocupações, até a própria Google:
http://abertoatedemadrugada.com/2013/07/...oogle.html
Até nisso, acredito mais na capacidade da google resistir a NSA do que a minha.
Mas claro, esta é apenas a minha opinião.