Forum Pplware

Versão Completa: Dúvidas... de windows para Mac
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Olá a todos,

Como já tinha dito ontem, em breve serei nova no mundo Mac. Como tal tenho muitas dúvidas entre as quais muitas relativas a software. Sempre utilizei windows e fartei-me porque estava sempre com problemas com os diversos pc's. Tive sempre que recorrer a ajuda de amigos de amigos que são prós em informática (de que eu não percebo nada).

Bom, aqui vão algumas das minhas dúvidas iniciais, entretanto acredito que surgirão outras com o tempo e que deixarei para outros posts.

Aos que me responderem peço tb para deixarem os links para que possa fazer os downloads dos programas. Obrigada Smile
Dúvidas:

1) Com o IWORK 09 posso gravar todos os ficheiros como sendo ficheiros do word, excel e powerpoint, para abrirem no M. Office? Posso abrir ficheiros do Office no iwork? Ou tenho mesmo que instalar o Office para Mac? Todos os meus ficheiros antigos são office e no trabalho uso office mas preferia ter iwork em casa, é possível a compatibilidade sem grd dificuldade?

2) Um programa que copie/grave dvd’s para Mac. (qual o link?)

3) O ichat pode abrir e falar com pessoas que estão no msn Messenger do Windows, ou qual o melhor programa para tal? (quais os links?)

4) melhor programa para gravar cd, dvd tipo Nero, ou se o Nero da para instalar num Mac (qual o link?)

5) Soulseek da para instalar no Mac? (qual o link?)

6) Qual o melhor programa para mac para ler pdf (tipo adobe acrobat) (qual o link?)
7) Qual melhor base de dados equivalente ao Access do Windows

8) Melhor programa para receber e enviar emails, tipo Outlook mas para Mac

9) Programa para fazer capas e labels para cd’s, dvd. Tenho o cd labeler mas o software só da para instalar no windows

10) Como faço (tanto no mighty mousse como no trackpad) para o equivalente ao botão direito no windows?

por hoje é tudo... obrigada mais uma vez e vou postando mais dúvidas.
1. Não é compatível com OOXML, mas é compatível com os formatos do Office 2003;
2. Podes usar o Disk Utility (incluído);
3. Não dá. Recomendo o Adium;
6. Podes usar o Preview (incluído);
8. Usa o Mail (incluído);
10. O Mighty Mouse tem botão direito, portanto não precisas de fazer nada. No trackpad, usas dois dedos (ou colocas dois dedos no trackpad e usas o botão, no caso de desligares a funcionalidade de clicar no trackpad).
(01-03-2009 15:04)Ferreira Escreveu: [ -> ]1. Não é compatível com OOXML, mas é compatível com os formatos do Office 2003;

desculpa a ignorância mas, na prática o que significa isto: não é compativel com versoes do office depois de 2003? (OOXML é chinês para mim!:shySmile sou 0,. a informática (como dá para se perceber!:unsureSmile

vi no tutorial do iwork 09 que dava para gravar ficheiros como sendo office (tipo .doc, etc) não percebi bem se dá para se fazer sempre ou se é uma funcionalidade específica de certas tarefas.
Sim, é isso. É compatível com .doc, .xls e .ppt, mas não com .docx, .xlsx e .pptx.
Dá com o Office 2003 (.doc .xls .ptt )
Não dá com o Office 2007 (.docx .xlsx .pptx)
Ele lê ficheiros do office 2007. Mas a gravar em formato MOffice so grava como a versão de 2003
Para o click direito no trackpad podes ficar com dois dedos acima dele, e clickar ao mesmo tempo como diz bem o Ferreira, tambem podes fazer assim, manter carregada a tecla ctrl e clickar…

Para a alternativa a Messenger sobre Mac, eu uso Mercury Messenger, nao é o mais bonito nem mais leve, mas é sem duvida o mais completo !
Webcam, Mail, troca de ficheiros, Wizz etc…

Para os emails, sem duvida o melhor é mesmo o Mail.

Para ler os PDF Adobe Reader !

Soulseek para Mac, tens o SolarSeek, que nao me parece mau : http://macupdate.com/info.php/id/15679

Para graar CDs OSX ja tem o Disk Utility, mas senao como alternativa tens o Toast Titanium, nao é gratis, mas é bom…

Cumprimentos.
URL's de Referência