Forum Pplware

Versão Completa: Bloqueio do Twitter na Turquia é "censura"
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Bloqueio do Twitter na Turquia é "censura

Os turcos podem estar impedidos de ver o Twitter , mas o Twitter está com os olhos postos na Turquia. A 'hashtag' (assunto) '#OTwitterestábloqueadonaTurquia' ('#TwitterisblockedinTurkey ') é uma das mais mencionadas mundialmente desde a noite de quinta-feira, quando o país liderado por Recep Tayyip Erdogan cortou oficialmente o acesso à rede social.

[Imagem: turquia-resized.jpg]

O bloqueio já foi considerado pela Comissão Europeia como "um ato de censura" pela comissária com a pasta das novas tecnologias. Neelie Kroes acrescenta que o corte não tem justificação e é "inútil e cobarde". 

A Direção de Telecomunicações da Turquia bloqueou à meia-noite de quinta-feira  (22h em Lisboa) o acesso ao Twitter, por ordens da Procuradoria de Istambul, horas depois de o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan ter prometido, num comício eleitoral em Bursa, "erradicar" a rede social no país.

"Twitter, uma ova!"

"Twitter, mwitter!" (tradução livre: "Twitter, uma ova!"), exclamou o líder turco perante milhares de pessoas, troçando da rede utilizada por milhões em todo o mundo. "A comunidade internacional pode dizer isto ou aquilo, não me interessa minimamente. Todos irão ver o quão poderosa é a Turquia", acrescentou.

O ódio de Erdogan ao Twitter surgiu depois de várias gravações de supostas conversas telefónicas entre o primeiro-ministro e o seu círculo próximo de governantes - que na opinião da oposição turca demonstram a corrupção do Executivo - terem sido difundidas através da rede social.

O próprio Erdogan reconhece a autenticidade de uma das gravações, em que se ouve o líder a exigir a um responsável de uma televisão privada a mudança de alinhamento de um noticiário.

Via Expresso
URL's de Referência