Forum Pplware

Versão Completa: NASA descobre planeta semelhante à terra em zona habitável
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A NASA revelou hoje a descoberta de um planeta semelhante ao planeta Terra numa zona habitável. O planeta encontrado foi já baptizado de Kepler-186f e fica na constelação do Cisne, a cerca de 500 milhões de anos luz da Terra.
O recém-descoberto planeta já foi analisado pelos telescópios Gêmeos
Norte, de oito metros, e Keck II, de dez metros, ambos instalados em Mauna Kea, no Hawaii.
Trata-se de um planeta com dimensões semelhantes à Terra e onde pode haver água líquida.
Planeta Kepler-186f

[Imagem: Kepler+186f.jpg]

A investigadora Elisa Quintana do SETI (Search For Extraterrestrial Intelligence) afirma que "É extremamente difícil detectar  confirmar planetas do tamanho da terra e, agora que encontrámos um, queremos encontrar mais".
Thomas Barclay, do Instituto de Pesquisa Ames da Nasa, indica que "As observações de Keck e de Gemini, combinadas com outros dados e cálculos numéricos, permitem acreditar em 99.98% que o Kepler-186f é real."
Em fevereiro, a NASA havia anunciado que o telescópio Kepler, que orbita a 149.5 milhões de Km da Terra já há 5 anos, tinha detectado 715 exoplanetas á lista de 1000 corpos que orbitam estrelas, a uma distância que torna possível a existência de água, ou seja, numa zona habitável.

Telescópio Kepler

[Imagem: 791555?tp=UH&db=IMAGENS]

A busca por planetas semelhantes à Terra é uma das maiores actividades e aventuras na pesquisa pelo espaço e, apesar de já se terem detectado centenas de planetas do tamanho do nosso, estes circulam em órbitas demasiado próximas das estrelas para que haja a possibilidade de água líquida na superfície.

Assim, o Kepler-186f é o 5º e mais afastado de um sistema de 5planetas, todos com tamanho semelhante à Terra.

NASA
URL's de Referência