Forum Pplware

Versão Completa: Cientistas descobrem como transformar luz em matéria
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Físicos do Imperial College, em Londres, descobriram como criar matéria através da luz. Um feito considerado impossível quando a ideia foi teorizada pela primeira vez, há 80 anos, pelos cientistas Breit e Wheeler que, posteriormente, trabalharam na primeira bomba atómica.
[Imagem: 6pLL20XR1bdhww6KVNUZR7PNcJGJK.jpg]

Em 1934, a dupla afirmava ser possível transformar a luz em matéria, comprimindo em conjunto duas partículas de luz, os fotões, para produzir um electrão (a matéria) e um positrão (a antimatéria). Seria a mais pura demonstração da famosa equação de Einstein, E=mc².

Porém, ambos concluiram que não conseguiriam a conversão.

Esta nova investigação mostra, pela primeira vez, como a teoria de Gregory Breit e John Wheeler pode ser comprovada na prática. A solução passa por lasers de alta potência e outros equipamentos já disponíveis para cientistas. Em artigo publicado na Nature Photonics, os cientistas do Imperial College descrevem como é possível fazer a transformação.

Steve Rose, professor do Departamento de Física do Imperial College, explica: «Apesar de todos os físicos aceitarem a veracidade da teoria, quando Breit e Wheeler a propuseram disseram nunca esperar que a mesma fosse demonstrada em laboratório.

Agora, 80 anos depois, provamos que estavam errados. E acrescenta: «O que foi para nós surpreendente foi perceber que conseguíamos transformar matéria directamente da luz usando a tecnologia que temos actualmente disponível no Reino Unido».

Na primeira parte do processo, um feixe de electrões é disparado contra uma lâmina de ouro a uma velocidade semelhante à da luz para produzir um raio fotónico de alta energia.

Depois, outro laser é disparado contra um cilindro de ouro para criar um campo de radiação térmica, gerando uma luz intensa como a das estrelas. A combinação do feixe de fotões com os cilindros de ouro pode provocar uma colisão capaz de gerar electrões e positrões.

A descoberta está longe de se transformar numa máquina capaz de criar objectos quotidianos a partir de explosões de laser, até porque o tipo de matéria que os cientistas pretendem desenvolver consiste em partículas subatómicas invisíveis a olho nu.

Via: Zap
URL's de Referência