Forum Pplware

Versão Completa: Ajustar coluna Excel para coincidir com o tamanho da página
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boa noite. É a primeira vez que participo no forum e não sei se é o local mais adequado para por a dúvida. Por isso se fizer alguma asneira peço desculpa.

Estou com uma dúvida simples e complicada ao mesmo tempo e não sei se vou conseguir exprimi-la de maneira a que seja correctamente compreendida.

Tenho numa folha de Excel três colunas A, B e C. A coluna A é a mais larga de todas e as outras duas são bastante mais estreitas. Eu quero alargar automaticamente a coluna A, para que as três colunas preencham totalmente a área que está no interior das margens de uma página. Sei que dá para fazer manualmente que é ir alargando a coluna A até antes um bocadinho de a coluna C passar para a página seguinte. Também há outra maneira que é aumentar exageradamente a coluna A e depois ir a Esquema de Página - Ajustar tamanho - Largura e seleccionar 1 página. Mas isso altera o tamanho real da impressão (Escala), ou seja, se tiver um tamanho de letra 11, ao imprimir, como a escala foi reduzida para caber tudo numa página, o tamanho de letra não vai ser realmente 11, mas sim um 8 ou 9.

Agradeço a vossa ajuda Wink
Olá Smile

Acho que o Excel não faz o que pretendes de forma automática, uma vez que és tu que estás a definir um critério, queres ajustar uma coluna em função de outras duas. Quando o Excel ajusta a página, fá-lo como um todo e de forma proporcional.

Poderias automatizar essa acção recorrendo ao VBA, mas terias de lidar com a forma como o Excel define a largura das colunas/linhas. O Excel define essa largura através de pontos e não em centímetros como nos é mostrado.
Para além disso, o tipo de letra também define a forma de calculo.

Já agora, qual é a razão para queres fazer o ajuste de forma automática?
Não é por nenhuma razão especial. Era só por curiosidade/cisma porque fazer isso manualmente é um pouco rudimentar e achei que talvez fosse uma funcionalidade simples e útil em termos de formatação de uma página no excel caso se pretenda imprimi-la. Mas se não dá, azar... Smile

Não faço a mínima ideia como poderia fazer isso em VBA, até porque só sei o básico do básico.

Obrigado pela ajuda
Eu penso que não dá porque és tu que estás a definir os critérios, e não vejo onde possas colocar essa informação para que o Excel faça a formatação da forma que tu pretendes (2 colunas fixas e uma dinâmica).
A não ser o recurso ao VBA mas mesmo assim, ficavas com um procedimento que funcionaria apenas para esse caso. E se um dia mais tarde na vez de 3 colunas tivesses 4 ou 5? Se calhar é mais fácil definir a largura das colunas manualmente. Smile
Citar:Eu penso que não dá porque és tu que estás a definir os critérios, e não vejo onde possas colocar essa informação para que o Excel faça a formatação da forma que tu pretendes (2 colunas fixas e uma dinâmica).
Acho que o nioxys tem razão, nao vejo como isso possa ser possivel... E em termos praticos nem faz muito sentido. A opcção mais viavel que eu vejo, é formatares as celulas fixas, "á lá pata" Tongue
Obrigado pelas vossas respostas
URL's de Referência