Forum Pplware

Versão Completa: IDC Apresenta Previsões para o Investimento TIC em Angola
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A IDC, empresa líder mundial na área de Market Intelligence, serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica de Consumo, acaba de anunciar que o CIO Summit & Expo Angola 2014, que decorreu no passado dia 3 de junho no Hotel EPIC Sana em Luanda, reuniu mais de 140 decisores ligados às TIC em Angola. 

[Imagem: Angola.jpg]

No que respeita a Oradores, o evento contou com o contributo de reconhecidos especialistas na área da gestão e tecnologia em Angola, como Nadim Habib, CEO da NOVA Executive Education; Carlos Rosado de Carvalho, Consultor Editorial do Jornal Expansão; Vicente Lopes, Presidente da Sociedade Angolana de Computação; e Jaime Fidalgo, Editor da Revista Exame Angola, que moderou o painel de debate.
Cerca de 20 empresas que operam na área de Tecnologias de Informação participaram no CIO Summit & Expo Angola 2014, entre as quais mais de uma dezena de organizações portuguesas. Marcaram também presença alguns dos players mais relevantes na área das TI em Angola como a HP, Schneider Electric, Exictos e Primavera. 

De acordo com Gabriel Coimbra, Diretor Geral da IDC Portugal, “O mercado de TI tem vindo a crescer de forma energética em Angola. O país tem dado vários saltos tecnológicos e para além do forte investimento em infraestrutura, novas tecnologias como as soluções de mobilidade têm crescido de forma muito significativa em Angola. Nos últimos anos tem sido feito um investimento significativo nas áreas de infraestrutura, energia e telecomunicações e ao mesmo tempo um esforço para a qualificação dos recursos humanos. A presença de fabricantes internacionais em Angola e o próprio desenvolvimento das empresas angolanas com recursos humanos qualificados são fatores críticos para o desenvolvimento da indústria tecnológica”.

O IDC CIO Summit Angola tem como objetivo partilhar informação sobre as principais tendências tecnológicas e ajudar as organizações a tornarem-se cada vez mais competitivas, e consolida-se como o evento de referência para gestores de TIC que atuam neste mercado.

ALGUNS RESULTADOS DO ESTUDO:
Segundo a IDC, a economia Angolana volta a crescer rapidamente após alguns anos de reduzido crescimento, sobretudo devido aos efeitos persistentes da crise financeira global. O PIB real cresceu a uma taxa estimada de 7,9% em 2012 e 8,2% em 2013 (contra os 3,9% em 2011), contribuindo para tal o forte desempenho dos setores da energia, transportes e construção.

As perspetivas para 2014 permanecem positivas e o crescimento económico previsto situa-se nos 7,8%, impulsionado por uma combinação de fatores relacionados com a expansão contínua do setor do petróleo e gás, aliado a um programa de gastos públicos destinado a incentivar a diversificação económica.

A IDC prevê que o investimento global em TIC em Angola cresça cerca de 10% em 2014, com alguns segmentos, como é o caso do Software, com crescimento acima dos 20%.
URL's de Referência