Forum Pplware

Versão Completa: Brazuca é melhor que bola do Mundial de 2010, a Nasa explica porquê
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A bola do Mundial de 2010, realizado na África do Sul, levou à contestação por parte dos jogadores pela sua falta de precisão, dadas as propriedades aerodinâmicas, facto que poderá ter prejudicado alguns jogos.

[Imagem: mundial_2014_1.jpg]

Contudo, de acordo com a Nasa, a Adidas trabalhou com centenas de jogadores para desenvolver a Brazuca e resolver os problemas anteriores. Algumas mudanças foram aplicadas, como o número de painéis, passou de 8 para 6, face à bola da competição anterior, e a sua superfície é mais rugosa.

Segundo Rabi Mehta, da NASA Ames Research Center, este novo design funciona tal como era esperado e os jogadores devem estar mais satisfeitos com a nova bola, tão estável como as tradicionais de 32 painéis.

A rugosidade é também ela uma vantagem já que beneficia em muito o manuseamento da bola.

Num laboratório da NASA Ames Research Center, Mehta realizou alguns testes, e os resultados mostram que a velocidade a que uma bola tradicional mais se desvia da trajectória, o chamado “efeito knuckling”, é de cerca de 48 quilómetros por hora, bastante inferior à velocidade de um típico chuto de um jogador de calibre do Mundial, que é de cerca de 80 a 88 quilómetros por hora.

A Jabulani proporcionava desvios a 80 quilómetros por hora devido à sua suavidade, algo que não agradava aos jogadores, pois acabava por ser “desviada” da sua trajectória inicial. A velocidade da Brazuca é de apenas 30 quilómetros por hora, o que proporcionará muito mais controlo aos jogadores.

Via:ZAP
URL's de Referência