Forum Pplware

Versão Completa: Ventoínhas de 120mm para caixa
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas,

Tenho uma caixa q só tem encaixes para ventoinhas de 120mm e quero aproveitá-los. A motherboard é uma Asus M2NPV-VM, que tem um conector de  4 pinos para CPU (estou contente com o meu Zalman CNPS7000C-AlCu, embora às vezes faça um bocado de ruído) e 3 conectores de ventoinhas de 3 pinos (portanto nada de PWM).

Pretendo instalar 1 ventoinha à frente, à frente dos discos; 1 atrás e talvez 1-2 em cima e/ou outra à frente (acima dos discos). Não sei se vale a pena, em termos de ruído, ter 5 ventoinhas. Não faço overclocking, a prioridade é mesmo o silêncio. A ventoinha do CPU parece fazer 17-24 dBA de ruído e considero-a relativamente silenciosa. Não me apercebo da da fonte (NOX Urano 500W). Estas sempre foram as únicas duas ventoinhas da caixa, é a 1ªx q vou adicionar mais - claro q haverá mais ruído, quando mais não seja do ar a circular (mas esse é de fundo, não chateia).

Em termos de silêncio, pelo que andei a ver, as melhores parecem ser a Noiseblocker NB-BlackSilentPRO PL1 (12dBA @ 900rpm) e a Noctua NF-S12A ULN (~9dBA @ 800rpm max). Como referi, a ventoinha da frente vai estar à beira dos discos, (4 deles, juntinhos), o que implica q não há muito por onde circular o ar. Se calhar a Corsair Air Series SP120 Quiet Edition será uma melhor escola ("static pressure" 23dBA @ 1450rpm)? Talvez uma combinação destas 3 ou outras? Talvez 2 NF-S12A ULN em cima? A da frente acima dos discos em vez de imediatamente à frente? Que opinais?

Aqui está a lista de brinquedos (sem ordem relevante):
Noiseblocker NB-Blacksilent XL1 Rev.3, 1500rpm, 24dBA
Noiseblocker NB-BlackSilentPRO PL1, 900, 12
Noiseblocker NB-BlackSilentPRO PL2, 1400, 23
Corsair Air Series AF120 Quiet Edition,1100, 21
Corsair Air Series SP120 Quiet Edition, 1450, 23
Zalman F3 Plus Shark Fin Blade, 1200, 20-23
Noctua NF-S12A ULN, 600-800, 6.7-8.6
Noctua NF-S12A FLX, 700-1200, 6.7-8.6

Algum de vocês tem algum destes modelos a rodar? Qual a vossa opinião? Que outros modelos considerar?

Não quero water-cooling e estou a correr linux, pelo que há que considerar cenisses como controladores de velocidade com algum cuidado (e preferia evitálos, embora a caixa tenha um interruptor para isso)., prefiro ficar-me pelas ventoinhas de 3 pinos. E estou-me nas tintas para os LEDs. Não ligo a tuning.
URL's de Referência