Forum Pplware

Versão Completa: Dúvida sobre capacidade dos SO linux.
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Gostaria ver resolvida esta minha duvida,  porque é que os SO em linux nao têm a capacidade de se transformar em Mainstreams e fazer concorrência a sério à Windows e Apple?  É por opção ou as empresa que fazem as distros nao se entendem para fazer 1SO mesmo bom. Ja tentei por varias vezes ficar 1 mês a apenas usar linux mas desisto porque tem sempre chatices por coisas básicas... Acho uma pena a Apple e a Google enriquecer com SO basiados em linux e a origem do conhecimento fica a olhar.
Ora vamos lá ver...

- Linux dá tantos problemas como qualquer outro sistema operativo, com a diferença de que existem milhares de distribuições diferentes, logo algumas mais estáveis outras menos estáveis.
O facto que te leva a desistir é não teres conhecimentos para resolver os problemas que te aparecem, imaginando que sejas um user windows, também certamente tens problemas...só que os resolves mais fácilmente que em Linux pois conheces o sistema melhor.

- Existem aí centenas já para não dizer milhares de distribuições Linux capazes de fazer frente a qualquer Windows ou MacOS...mas lá está, normalmente as pessoas usam aquilo com que se sentem mais confortáveis, até querem aprender a mexer em Linux, mas será que desperdiçaram tanto tempo com linux com já desperdiçaram com outro qualquer sistema?

MacOS não é baseado em Linux, é baseado em FreeBSD que por sua vez tem origem em Unix. Wink
Demora-se menos tempo em Win o Mac OS porque para instalar e editar basta carregar num botão e já está. Com tantos anos de evolução, os SO ainda são "arcaicos" neste aspecto e evita assim que seja bem aceite pelo publico em geral, nao hajas? Qual o melhor manual de introdução ao Linux?
Citar:Demora-se menos tempo em Win o Mac OS porque para instalar e editar basta carregar num botão e já está.


É o mesmo em linux. Um botão e já está ou para quem prefere 2 ou 3 palavras na linha de comandos e obtém-se o download imediato do que se quer seguindo com instalação.

Experimenta por exemplo instalar o gimp em windows e em ubuntu ou debian ou arch linux e depois diz-nos qual foi mais rápido.

Se formos a contar o tempo de andar á procura do software para o instalar; qualquer distribuição linux instala uma aplicação mais rapidamente que sistemas operativos windows ou mac.


Citar:SO ainda são "arcaicos"


Arcaicos ? Não confundir liberdade de escolha com evolução. Linux chegou a 64bit 2 anos antes do windows.
E embora muitos de nós gostemos de utilizar um ambiente "arcaico" na linha de comandos pelas vantagens que trás; em termos de desktop linux está muito mais á frente que windows ou mac.

Na realidade tanto o windows como mac tem vindo a copiar aspetos visuais de linux já existentes há vários anos atrás.

Aqui ficam 2 exemplos:
Sabayon linux + compiz fusion + cairo dock
https://www.youtube.com/watch?v=zJpR-G6O6Lg

https://www.youtube.com/watch?v=tAkBrqTDM1Q

Disto já se fazia em linux há pelo menos 5 ou 6 anos atrás.

Qualquer pesquisa por sabayon, compiz, opengl, fuzion é de deixar água na boca e sem comparação.

Disto já se fazia em linux há pelo menos 5 ou 6 anos atrás.

XGL/Compiz em 2006
youtube.com/watch?v=-CgqWlX_GsI


Se não estou em erro; cerca de 70% dos super computadores no mundo; correm linux.
Os 13 root servers que controlam a internet não usam windows Wink

Para um manual acessível à introdução a  linux visita a página makethemove.net


Citar:Linux dá tantos problemas como qualquer outro sistema operativo
Nestes últimos 10 anos de utilização intensiva diária, não partilho da mesma experiência.
Nao quero ser mal interpretado,  sou 1  windows user que gostava ter uma alternativa. 
Como curioso do mundo Open source,  gostava ver estes SO serem mais user friendly para que houvesse reais alternativas às grandes marcas. O facto de ter placas hardware de certa marca pode complicar as compatibilidades ?
Citar:Não quero ser mal interpretado,  sou 1  windows user que gostava ter uma alternativa. Como curioso do mundo Open source,  gostava ver estes SO serem mais user friendly...
Mais user friendly que isto, nem o windows
Ubuntu 3D Desktop (Cube) (KDE & Compiz Fusion & CairoDock) fullHD 1080p



Citar:que houvesse reais alternativas às grandes marcas
Linux é opensource. Não há marketing feito para vender sistemas operativos opensource. Este software é na maioria feito gratuitamente.
Alternativas existem. Não existe é quem as promova com publicidade paga.


Citar:O facto de ter placas hardware de certa marca pode complicar as compatibilidades ?

Na realidade linux suporta mais diversidade de arquiteturas de hardware que qualquer outro tipo de sistema operativo como por exemplo Alpha, ARC, ARM, AVR32, Blackfin, C6x, ETRAX CRIS, FR-V, H8/300, Hexagon, Itanium, M32R, m68k, META, Microblaze, MIPS, MN103, OpenRISC, PA-RISC, PowerPC, s390, S+core, SuperH, SPARC, TILE64, Unicore32, x86, Xtens.

Windows suporta quatro apenas: ARM, IA-32, Itanium, x86-64.

Linux está presente desde em computadores a telemóveis e televisores.

No que diz respeito a placas e outros detalhes; já lá vai o tempo em que era difícil não ter suporte para algumas coisas.

Lista de guias para teste de compatibilidade ao hardware: linux-drivers.org

O maior problema à utilização de linux deve-se à mentalidade do utilizador por 2 motivos.

a) estar habituado ao que usava antes e agora ao tentar usar linux agora da mesma forma é como ter conduzido um carro de mudanças automáticas 20 anos e depois dizer que mudanças manuais não é grande coisa.

b) falta de conhecimento sobre o sistema e tempo para aprender a usa-lo esquecendo-se que quando se iniciaram com windows, também tiveram dores de cabeça.

Todas as vezes que tive problemas com linux conclui que 95% das vezes foi problema do utilizador e 5% problema de hardware com problemas.
Está tudo mais que dito e a meu ver o grande problema de quem desiste de Linux é a falta de paciência para voltarem a estudar e conhecer um novo SO. Eu no início também ponderei desistir por esse mesmo motivo mas graças ao Deus Linux não o fiz.

Há coisa de 2 dias atrás converti mais um Windows dependente de 64 anos de idade em Linux user e achou bem mais user-friendly que o seu antigo XP Smile
A alguns anos atrás foi criada uma distribuição de linux com vista a ajudar a transição de utilizadores windows para o mundo linux. Chama-se Linux XP.

O ambiente gráfico (window manager) é o XPde e pode ser instalado em qualquer distribuição de linux. 

É algo que tenho vindo a considerar para um familiar de 64 anos que usa XP desde á 2 ou 3 anos.
A alternativa será fluxbox personalizado com icons no ecrã (idesk) de um clique apenas e ou touchscreen.

E por falar em touchscreen; este tecnologia foi também disponível para linux muito antes do que para windows.

E já agora para um pouco de humour; Mac vs. PC vs. Everybody: watch?v=mFuekXaEKXo
O meu linux mint tem tudo o que sempre quis em um OS, domino ele totalmente posso fazer tudo, o OS não fica lento com o tempo não tem tela azul da morte, não preciso dar manutenção várias vezes ao ano....

Linux é o poder !
URL's de Referência