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Versão Completa: Primavera Express - Perda de ligação c/ servidor SQL
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Olá boa tarde

Preciso de ajuda para resolver um problema de dificuldade de ligação do Primavera ao Servidor SQL.
Desde 2012 que uso o programa e a última vez que o utilizei foi no mês passado, sempre sem qualquer problema.
Agora, ao tentar aceder, aparece uma janela com a msg: [PRIMAVERA StdPlaBS 7.10] - "Não foi possível estabelecer a ligação aom o servidor SQL"
Liguei para o suporte da Primavera e segundo eles o problema tem a haver com o pc:
- Windows 7 de 64 bites

Alguma dica ou recomendação que me possa ajudar a ultrapassar o problema?

Obrigado
Bom dia

Também tive um problema desse género há umas semanas. É possível que os serviços do SQL Server não estejam a ser iniciados automaticamente.

Verifique se os serviços do SQL Server estão em execução:
 - Win+R, escrever services.msc
 - Definir os serviços SQL Server, SQL Server Agent, SQL Server Browser com início automático e iniciá-los todos. Se não for possível iniciar algum deles, desligue-os todos e volte a iniciá-los.

Em princípio estes procedimentos resolverão o problema se a instalação for monoposto (que acho que será o caso, uma vez que a edição do Primavera é Express), caso contrário tente os passos que retirei do Primavera Knowledge Base:

"Falha na ligação do Posto ao Servidor da aplicação
Em diversas instalações de rede do ERP PRIMAVERA verifica-se que, por vezes, os postos não
comunicam com o Servidor, o que faz com que os postos não se liguem à base de dados PRIMAVERA
e por isso não funcionem.
No sentido de resolver o problema é possível efectuar várias configurações, tanto no servidor como no
posto. As configurações são as seguintes:
1. No servidor activar os protocolos de rede da instância de SQL (Named Pipes e TCP/Ip)
1.1 Se estiver instalado o MSDE, aceder ao servidor e abrir o seguinte ficheiro:
C :\Program Files\Microsoft SQL Server\80\Tools\Binn\SVRNETC N.exe
1.2 Se estiver instalado o SQL 2005/Express, os protocolos devem ser activos no seguinte
menu: Iniciar | Programas | Microsoft SQL Server 2005 | C onfiguration Tools | SQL Server
Configuration Manager.

2. No posto e no servidor devem ser activados os protocolos de rede Named Pipes e TC P/IP. Para
realizar esta operação, aceder ao menu Iniciar | Executar e escrever “cliconfg”;

3. Verificar as permissões do utilizador do posto relativamente à pasta da aplicação partilhada no
servidor. Deverá ter permissões totais no que diz respeito a essa pasta. Para confirmar esta
configuração poderá aceder, a partir do posto, à pasta C:\ProgramFiles\PRIMAVERA\SG700\Config\LP que se encontra no servidor e tentar criar e apagar um ficheiro de texto;

4. Poderá inicializar a plataforma no posto com o "IP do Servidor\nome da instância de SQL".
Inicializar a plataforma no posto com o "IP do servidor,porta do SQL";

5. O servidor não pode ter a firewall do Windows activa, pois o facto de estar activa impede a
comunicação com o posto. Poderá desactivar a firewall ou então criar uma excepção da
seguinte forma:
Seleccionar a opção “Adicionar Programa”, clicar em “browse” e seleccionar o ficheiro
Sqlserv.exe que se encontra na seguinte pasta:
C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL$LP7\Binn
Lp7 é o nome da instância exemplo, se utilizar mais instâncias deverá adicionar um ficheiro por
cada instância existente."

Nota: Neste último passo, no meu caso, também foi precisar criar uma excepção para o ficheiro: C:\Program Files\Microsoft SQL Server\90\Shared\sqlbrowser.exe

Ao dispor para qualquer dúvida

Cumps
(10-09-2014 10:42)rffs Escreveu: [ -> ]Bom dia

Também tive um problema desse género há umas semanas. É possível que os serviços do SQL Server não estejam a ser iniciados automaticamente.

Verifique se os serviços do SQL Server estão em execução:
 - Win+R, escrever services.msc
 - Definir os serviços SQL Server, SQL Server Agent, SQL Server Browser com início automático e iniciá-los todos. Se não for possível iniciar algum deles, desligue-os todos e volte a iniciá-los.

Em princípio estes procedimentos resolverão o problema se a instalação for monoposto (que acho que será o caso, uma vez que a edição do Primavera é Express), caso contrário tente os passos que retirei do Primavera Knowledge Base:

"Falha na ligação do Posto ao Servidor da aplicação
Em diversas instalações de rede do ERP PRIMAVERA verifica-se que, por vezes, os postos não
comunicam com o Servidor, o que faz com que os postos não se liguem à base de dados PRIMAVERA
e por isso não funcionem.
No sentido de resolver o problema é possível efectuar várias configurações, tanto no servidor como no
posto. As configurações são as seguintes:
1. No servidor activar os protocolos de rede da instância de SQL (Named Pipes e TCP/Ip)
1.1 Se estiver instalado o MSDE, aceder ao servidor e abrir o seguinte ficheiro:
C :\Program Files\Microsoft SQL Server\80\Tools\Binn\SVRNETC N.exe
1.2 Se estiver instalado o SQL 2005/Express, os protocolos devem ser activos no seguinte
menu: Iniciar | Programas | Microsoft SQL Server 2005 | C onfiguration Tools | SQL Server
Configuration Manager.

2. No posto e no servidor devem ser activados os protocolos de rede Named Pipes e TC P/IP. Para
realizar esta operação, aceder ao menu Iniciar | Executar e escrever “cliconfg”;

3. Verificar as permissões do utilizador do posto relativamente à pasta da aplicação partilhada no
servidor. Deverá ter permissões totais no que diz respeito a essa pasta. Para confirmar esta
configuração poderá aceder, a partir do posto, à pasta C:\ProgramFiles\PRIMAVERA\SG700\Config\LP que se encontra no servidor e tentar criar e apagar um ficheiro de texto;

4. Poderá inicializar a plataforma no posto com o "IP do Servidor\nome da instância de SQL".
Inicializar a plataforma no posto com o "IP do servidor,porta do SQL";

5. O servidor não pode ter a firewall do Windows activa, pois o facto de estar activa impede a
comunicação com o posto. Poderá desactivar a firewall ou então criar uma excepção da
seguinte forma:
Seleccionar a opção “Adicionar Programa”, clicar em “browse” e seleccionar o ficheiro
Sqlserv.exe que se encontra na seguinte pasta:
C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL$LP7\Binn
Lp7 é o nome da instância exemplo, se utilizar mais instâncias deverá adicionar um ficheiro por
cada instância existente."

Nota: Neste último passo, no meu caso, também foi precisar criar uma excepção para o ficheiro: C:\Program Files\Microsoft SQL Server\90\Shared\sqlbrowser.exe

Ao dispor para qualquer dúvida

Cumps
Olá

Venho agradecer a excelente colaboração e os procedimentos que partilhou.

Contudo, e serve também como eventual solução para futuros casos, a solução acabou por apresentar-se bem mais simples, cuja causa vim a concluir estar a ser provocada pelo antivírus.
Recorri igualmente às FAQs do Primavera Express e comecei por testar essa possibilidade de bloqueio provocado por um antivírus (com sucesso logo imediato), cuja solução passaria por: 
1. Fazer parar o antivírus
2. Aceder ao “Programas e Funcionalidades” do sistema operativo e mandar executar REPARAR a aplicação PRIMAVERA; o que irá repor os ficheiros em falta
3. Aceder ao programa de antivírus, definir uma exceção/exclusão para os diretórios PRIMAVERA para prevenir uma repetição deste processo.
a. pasta [C:\Program Files (x86)\PRIMAVERA] 
b. e pasta [C:\Program Files (x86)\Common Files\PRIMAVERA]
4. Reiniciar o antivírus

Nota: no meu caso nem sequer necessitei cumprir o passo 2; após reinicialização do pc, activei o Primavera e ele próprio tratou de executar os procedimentos de actualização dos ficheiros danificados ou em falta

Ficou portanto tudo ok 

Obrigado
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