Forum Pplware

Versão Completa: A nova nota de 10 euros entra hoje em circulação
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Não será necessário trocar quaisquer notas, as notas antigas poderão ser utilizadas sem quaisquer restrições e serão distribuídas através dos balcões das instituições bancárias e máquinas de distribuição de notas.


[Imagem: nota_10euros.jpg]

A partir de hoje, dia 23 de Setembro de 2014, entra em circulação, em Portugal e nos outros países da área do euro, uma nova nota de 10 euros.

A nova nota de 10 euros pertence à série “Europa” de notas de euro. As notas desta série têm novos elementos de segurança, que as tornam ainda mais seguras e mais resistentes à contrafacção. A primeira nota da série “Europa” a entrar em circulação foi a nota de 5 euros, em maio de 2013.

Em Portugal, a nova nota de 10 euros será colocada em circulação pelo Banco de Portugal, através dos balcões das instituições bancárias e de máquinas de distribuição de notas.

Com a entrada em circulação da nova nota, os cidadãos poderão continuar a utilizar a nota de 10 euros da primeira série, sem restrições.


Não será necessário trocar quaisquer notas. Quem, ainda assim, pretenda fazê-lo, deve dirigir-se ao balcão de um banco ou a uma tesouraria do Banco de Portugal. Ninguém está mandatado para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária!








Porquê uma segunda série de notas de euro?
O Banco Central Europeu (BCE) e os bancos centrais nacionais do Eurosistema têm o dever de salvaguardar a integridade das suas notas e de as manter actualizadas, tirando partido do progresso tecnológico. Por esta razão e para que o público continue a confiar na moeda, o BCE e os bancos centrais nacionais do Eurosistema estão a desenvolver uma segunda série de notas de euro, a série Europa. 

As novas notas incluem elementos de segurança mais sofisticados, que beneficiam dos progressos alcançados na segurança e na tecnologia das notas e que proporcionam excelente protecção contra a contrafacção.

As notas da série Europa foram também concebidas para durar mais: as notas deverão ser substituídas com menor frequência, reduzindo, assim, os custos e o impacto no meio ambiente. 


Porquê série “Europa”?
A nova série de notas de euro é denominada “série Europa” devido ao retrato de Europa que aparece no holograma e na marca de água das notas. Europa é a figura da mitologia grega que deu origem ao nome do continente. 

A imagem de Europa que surge nas novas notas de euro foi retirada de um vaso com mais de 2 mil anos, encontrado no Sul de Itália e pertencente à coleção do Museu do Louvre (Paris). Este retrato foi escolhido devido à sua clara associação com o continente europeu e também porque dá um carácter humano às notas.

Denominações da série “Europa”
A série “Europa” terá as mesmas denominações que a primeira série: 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros.

Introdução das novas notas
As notas da série Europa serão colocadas em circulação de forma gradual, ao longo de vários anos.

A nota de 5 euros da série Europa entrou em circulação em 2 de Maio de 2013.

A nova nota de 10 euros será emitida a partir de 23 de Setembro de 2014.

As restantes notas da série “Europa” serão introduzidas por ordem crescente de denominação. Assim, às notas de 5 e de 10 euros seguir-se-á a nota de 20 euros, em data a definir.

Com a introdução da série Europa de notas de euro, as notas da primeira série continuam a circular.

As notas da primeira série mantêm o seu valor e podem ser trocadas nos bancos centrais nacionais do Eurosistema por um período de tempo ilimitado. 

A data em que as notas da primeira série deixarão de ter curso legal será anunciada com bastante antecedência.

Fonte: Banco de Portugal
URL's de Referência