Forum Pplware

Versão Completa: disco rigido nao liga
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas

hoje enganei me e em vez de ligar o transformador do disco externo (12v) liguei o do meu portatil ao disco que é de 19v... resultado... o disco agora nem acende a luz... nem o cpu o reconhece... acham que foi á vida? ou ainda ha hipotese de fazer alguma coisa para o salvar?

Obg
Miguel
Olá.

É provável que tenhas estragado algum componente interno devido à diferença de potencial fornecida ser superior à especificada, contudo não te sei precisar qual o componente em questão pois a electricidade e/ou electrónica não são bem a minha área de interesse.

Pelo vago conhecimento que tenho da área da electrónica há a possibilidade de apenas a "fonte de alimentação" se ter estragado, e de ter cortado a ligação ao resto do dispositivo, salvaguardando assim os dados que pudesses ter lá guardados.

A maioria dos discos externos são apenas uma caixa com um disco IDE ou SATA normal no seu interior. Se não tiveres o disco na garantia aventurava-me a abrir o disco e tentar ver se é um disco normal para o tentar ligar noutro computador, se estiver na garantia levava-o à loja.
pois... o disco ainda esta na garantia... foi comprado há 2 semanas no máximo... no entanto a informação que la tenho dentro já é bastante... e alguma já não a tenho em mais lado nenhum... tenho medo de ir com ele há loja e darem me um novo... mas eu queria era ver se ainda havia hipótese de salvar o que la tinha dentro...
Os discos deviam ter género um fusível como os carros para prevenir situações destas... nunca aconteceu isto a ninguém daqui do fórum??

abraço
miguel
Olá.

De que marca é o disco externo? Há muitos qe não têm selos de garantia, e podes abri-lo sem problema nenhum.
Se por acaso tiver autocolantes, não há nada qe um pouco de calor não resolva.

Com essa diferença de voltagem, PROVAVELMENTE, só danificas-te o circuito electrónico da caixa, e o disco ainda deverá ter a informação toda. Só precisas mesmo de o abrir, ligá-lo directamente ao PC, retirar o que precisas, e accionar a garantia.
pois... o problema é que ao abrir posso danificar a caixa e perder a garantia... ja andei ai a ver na net como se abre... o disco em questao é um WD My Book 1tb... se alguém me confirma-se que este disco dava para ligar ao pc... eu ate tentava mas assim sem saber se da ou nao estou reticente em abrir...

[Imagem: 1435174_WD_MyBookEssential1TD.jpg]
pois... o problema é que ao abrir posso danificar a caixa e perder a garantia... ja andei ai a ver na net como se abre... o disco em questao é um WD My Book 1tb... se alguém me confirma-se que este disco dava para ligar ao pc... eu ate tentava mas assim sem saber se da ou nao estou reticente em abrir...

imagem do disco - http://gosecure.be/images/hardware/hard%...ial1TD.jpg
pelo o ke vi ele é recente por isso provavelmente é sata 3.5, por isso podes ligar-lo a um pc
Tem é cuidado ao abrir a caixa para nao perderes a garantia.
Se eu fosse a ti abria copiava o ke keria para o pc e depois mandava para a garantia Smile

uma ajuda para o abrir - http://www.youtube.com/watch?v=A85lhbRuC7I
kurt esse foi o video que eu vi... ja tentei assim de mansinho e nao é tao facil assim... e depois vem a parte de desmontar a electrónica toda... mas tb ja arranjei um site q explica com fotos...
tou mesmo numa de desmontar... so espero é que dê mesmo para o ligar ao pc depois... e que os dados estao intactos... no entanto mais opinioes sao bem vindas... e desde ja agradeço a todos

Miguel
Abre o disco, de qq maneira já deixaste de ter garantia. Sobrecargas, não têm garantia. E será que queres os teus dados nas mãos de qq um.
Amigo, conforme já foi dito, penso que tenhas perdido a garantia. O que aconteceu foi uma má utilização com equipamento inadequado!
Agora, se não estás à vontade no mundo da electrónica e informática, não mexas mais e leva o disco a alguém que saiba o que faz. Tanto seja um amigo ou melhor ainda, a um técnico certificado numa qualquer loja da especialidade.
Muito provavelmente terá queimado a placa controladora e, com sorte, se a mesma tiver protecção, terá eventualmente apenas um fusível ou um limitador de tensão queimado e procedendo à sua substituição ficarás com a peça como nova.
Boa sorte.
URL's de Referência