Forum Pplware

Versão Completa: Ministro da Economia português visita sede da Bosch na Alemanha
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A Bosch, fornecedor líder de tecnologias e serviços a nível global, recebeu a visita de António Pires de Lima à sua sede em Schillerhöhe, na Alemanha. O Ministro da Economia português, que se fez acompanhar pelo Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e pelo representante da Bosch em Portugal, João Paulo Oliveira, teve como objetivo conhecer a empresa, de grande relevância para a economia portuguesa, e reforçar a competitividade empresarial entre Portugal e Alemanha.

[Imagem: logo_bosch.png]
 
António Pires de Lima visitou uma das áreas de Investigação e Desenvolvimento da Bosch na Alemanha e esteve ainda reunido com um dos membros do Conselho de Administração do Grupo, Uwe Rashke, responsável pela coordenação de atividades na Europa, Médio Oriente e África. As relações comerciais entre a Alemanha e Portugal, que têm atingido patamares mais elevados com o aumento das trocas comerciais entre os dois países, e a apresentação das tecnologias do futuro desenvolvidas pela Bosch em Portugal foram alguns dos principais tópicos discutidos entre o Ministro e a Administração da Bosch.
 
De acordo com António Pires de Lima, “Visitar uma empresa como a Bosch, um dos principais exportadores e impulsionadores da nossa economia, é relevante para realçar a importância do investimento, designadamente, estrangeiro em Portugal. O investimento é um motor essencial da nossa recuperação económica e da criação de emprego. O investimento alemão caracteriza-se por ser estruturante, desenvolvido numa perspetiva de longo prazo, e contribui para o crescimento das exportações. Congratulo-me, por isso, com a cooperação com a Bosch. O Governo continuará a proporcionar todas as condições para que a Bosch possa reforçar as suas operações no nosso país”.
 
Para a Bosch, um dos maiores exportadores em Portugal, a Alemanha é um dos mercados principais da exportação dos seus produtos. Portugal tem sido, cada vez mais, uma localização estratégica para o investimento e aposta na produção e desenvolvimento de diferentes produtos  para mercados externos, muito derivado das competências técnicas e infraestruturas que o país oferece.

[Imagem: bosch.jpg]
 
“É para nós um orgulho contar com a visita do Sr. Ministro da Economia à nossa sede, na Alemanha. A Bosch está em Portugal há mais de 100 anos e, em 2013, registou um total de vendas de 788 milhões de euros. Cerca de 90% dos nossos produtos são exportados a partir da Bosch Portugal para mais de 50 países europeus, América, África e Ásia. Assim, temos levado Portugal para o mundo e, com esta visita acreditamos que o nosso país irá conhecer um pouco melhor o nosso trabalho”, realça João Paulo Oliveira, representante do Grupo Bosch em Portugal.
 
A inovação, um dos pilares da Bosch e uma parte essencial da sua cultura empresarial, foi outro dos temas fulcrais da visita. Desde 2013, a Bosch tem estabelecido parcerias com universidades em Portugal de modo a acelerar o desenvolvimento de produtos e tecnologias inovadoras que respondam às últimas tendências do mercado, tais como conectividade, soluções integradas e soluções user-friendly altamente eficientes.
 
Exemplo disto é a parceria entre a Bosch em Braga e a Universidade do Minho, considerada de interesse estratégico nacional, que tem um investimento previsto de 19 milhões de euros para o desenvolvimento de soluções para o futuro da mobilidade automóvel. Está previsto o registo de 15 patentes ainda em 2015.
 
Por outro lado, também os índices de empregabilidade da empresa despertaram a atenção do Ministro da Economia. Em 2014, a Bosch criou cerca de 100 postos de trabalho altamente qualificados para engenheiros nas suas unidades em Portugal. Esta é uma clara demonstração da confiança nas competências dos trabalhadores portugueses.
 
Atualmente, quase 10% dos mais de 3.000 colaboradores da Bosch em Portugal trabalham nos diversos centros de desenvolvimento em Aveiro, Braga e Ovar. Dos 250 engenheiros, cerca de 70 trabalham ainda em regime de serviços partilhados para outras divisões da Bosch na Alemanha. A empresa pretende continuar a investir e contratar no país, nomeadamente engenheiros para os seus projetos de inovação.
URL's de Referência